Saboreando notícias

Presente de Páscoa

Domingo - 25/02/2018 às 14:02



Foto: Imagem ilustrativa Família reunida na Páscoa
Família reunida na Páscoa

 Aqui no Brasil, Páscoa é sinônimo de ovos de chocolate. Segundo a tradição da igreja católica, nesse período da quaresma, quando da Semana Santas é instituído um jejum não obrigatório, de carne vermelha e bebidas alcoólicas, com respeito ao sofrimento de Jesus.

   Em outras partes do mundo esse hábito cultural não existe. Na Alemanha e na França, no almoço de Páscoa é tradição preparar o pernil de cordeiro desossado acompanhado de legumes, como brócolis ou vagem. No reino Unido, é o pão cruz, cuja cruz na parte superior simboliza a cruz em que Cristo morreu; e o bacalhau em Portugal é um prato popular do domingo de Páscoa.

Todas essas delícias levam satisfação à mesa durante a Semana Santa. O vinho, o chocolate, a comida a base de peixe..., enfim, trata-se de uma época que tende a ser farta em termos alimentare

Páscoa

Essas diferenças culturais me fizeram escrever esse texto no intuito de contribuir com outro significado que a Páscoa possui: que a Páscoa é um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da vida para a morte e da morte para a vida.

É a ocasião de fazermos também uma passagem pela nossa vida, momento de reflexões profundas para deletarmos mágoas e ressentimentos. Pensarmos em apenas perdoar, sem a espera do retorno, mas com o sentimento de entrega absoluta ao bem-estar do outro. É difícil. É realmente muito difícil; isso, sim, seria sacrifício.  Nesta Páscoa observe qual a sua reação diante dessa mudança de atitude que é mudar o foco de você mesmo para o outro, experimente ofertar um lanche gostoso, um almoço, oferecer um abraço, uma palavra de carinho e de conforto. Ofereça ao outro o que faria você feliz. Isso significa passar do pessimismo para o otimismo, do olhar triste para o olhar alegre, da palavra destruidora para a palavra construtora, consoladora e cheia de esperança.

Assim, Páscoa para mim é tempo de reflexão e ação continuada. No entanto, o excesso de tarefas diárias é diretamente proporcional ao nosso distanciamento da percepção do outro. Felizmente, temos a Quaresma, a Semana Santa, que pode ainda continuar a ser um grande motivo para uma profunda reflexão, para todos, ou para você que, com a graças de Deus, será despertado e definitivamente acordado para uma realidade pessoal que pode melhorar também uma realidade coletiva.

          Reflita. Faça alguns sacrifícios, comece por observar qual a sua reação ao abdicar daquilo que mais gosta de comer ou fazer para si mesmo e experimente compartilhar/dar essa maravilha.

Esta experiência mexeu comigo. Que tal levar essa alegria para outros, além de você?

Os resultados mostraram que a Páscoa pode ser sim, reflexão e ação continuada, desde que o nosso maior sonho inclua, além da distribuição dos saborosos bombons sonhos de valsa, a realização dos sonhos de paz consigo mesmos e com o próximo. Esta será a oportunidade para realizar a transformação dos desejos em concretude de sonhos de valsas reais.

Feliz Páscoa

MINHA DICA de RECEITA  PARA A PÁSCOA: Pão integral com linhaça e granola

Uma ótima opção para diabéticos, pois não contêm açúcar.

INGREDIENTES

leite desnatado  - 2 xícaras

Fermento biológico  - 10g

Óleo de coco  - 50 ml

Sal  -1 colher de chá

Ovos inteiros – 2 unidades

Semente de linhaça  - 1 colher de sopa

Granola – ½ xícara de chá

Farinha de trigo integral – 2 xícaras chá

Farinha de trigo não integral – 1 xícara chá

Aveia em flocos  -2 xícaras de chá

MODO DE PREPARO

Faça uma esponja com o trigo, fermento e leite e aguarde por 40 minutos até fermentar.

  1. Em um bowl, misture todos os ingredientes e adicione a esponja
  2. A massa deve ter uma textura pegajosa
  3. Untar e enfarinhar duas formas para bolo inglês e dividir a massa ou colocar em uma forma grande toda a massa.
  4. Levar para fermentar por aproximadamente 40 min
  5. Levar ao forno preaquecido a 180grau e assar por 30 a 35min
  6. Desenformar e fatiar quando estiver frio.

Receita testada na aula de panificação do curso de gastronomia/IFPI zona Sul/Teresina Piauí, com a professora Elizaudia e replicada em minha casa.

Pão Integral com linhaça e granóla

MAIS DICAS PARA PÁSCOA: 

Em ebook, ALEGRIA DE VIVER E COMER SAUDÁVEL, apresento sugestões que vão desde o café da manhã à ceia para que você descubra o prazer  em vivenciar  a alegria de comer de forma saudável, com vida longa, saúde e disposição.

ACESSE, VOCÊS VÃO ADORAR!

Acesse a pagina https://www.clubedeautores.com.br/book/202596--ALEGRIA_DE_VIVER?topic=nutricao#.WbU1yPOGPIU

Siga nas redes sociais
Edna Guedes

Edna Guedes

EDNA GUEDES é graduada em nutrição pela UFPI - Universidade Federal do Piauí e Pós-graduada com Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela FIOCRUZ/Brasília; Especialização em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/FIOCRUZ, e em Nutrição Materno Infantil pela UFPI. Foi professora substituta da UFPI; Foi servidora do Ministério da Saúde, na Coordenação Geral de Políticas de Alimentação e Nutrição - CGPAN, em Brasília, e nutricionista da FUNASA na Casa de Saúde Indígena, em Teresina. Atualmente trabalha na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí – SESAPI; É membro do CEDIPI - Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa do Piauí. Realiza palestras e treinamentos em Segurança Alimentar e Nutricional, implantando Boas Práticas em Serviços de Alimentação e Nutrição. Edna sempre teve a paixão pela cozinha, despertada através de tradições da família. Está cursando Tecnólogo em Gastronomia no IFPI – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí. Fez cursos ligados a alimentação vegetariana em Recife e Brasília, onde morou e estudou por alguns anos. Edna é sócia fundadora da COONUTRI – Cooperativa de Nutricionista do Piauí, onde realiza atendimento clínico nutricional e divide seu tempo com as atividades de produção de refeição dentro da própria cooperativa, na COONUTRI COMER BEM com um seguimento voltado para alimentação saudável da população sadia e enferma. Além disso, ministra aulas personalizadas de gastronomia sempre com o objetivo de fazer do ato de cozinhar um prazer na vida das pessoas, melhorando sua qualidade de vida.

Compartilhe essa notícia: