Olhe Direito!

Olhe Direito!

Washington Raulino, homem de letras e livros

Antes que um vírus nos obrigasse ao isolamento para o bem-estar sanitário coletivo, ele me visitava na companhia do saudoso Herculano Moraes

Alvaro Mota

Terça - 25/01/2022 às 12:13



Foto: Divulgação Washington Raulino
Washington Raulino

Há um ditado africano que diz queimar-se toda uma biblioteca quando morre um homem. Pode essa sabedoria ser aplicada ao advogado e escritor Washington Raulino, falecido na segunda-feira, 24 de janeiro. Ele deixa um legado de muitos textos e uma biblioteca com gigantesco e diversificado acervo, que inclui acervos adquiridos por ele de outras bibliotecas particulares, como as dos ex-governadores Antonino Freire e Miguel Rosa, do desembargador Pedro Conde, de Artur Furtado, Abdias Neves, Lucrécio Avelino e Pedro Brito
Antes que um vírus nos obrigasse ao isolamento para o bem-estar sanitário coletivo, ele me visitava na companhia do saudoso Herculano Moraes. Os temas de nossos encontros eram sempre os livros, uma paixão de Washington Raulino, que, como já posto, era seguramente era possuidor de uma das maiores bibliotecas do nosso estado, colecionador de livros históricos do Piauí, de periódicos, de revistas – acervo que acredito estarem bem conservados, sendo um tesouro para manutenção do saber e da História.
O meu primeiro contato com este grande piauiense deu-se por volta de 1982, quando, já próximo à morte de meu pai, ele esteve em nossa casa na Avenida Dom Severino, para uma visita, durante as qual os dois conversaram sobre a longa amizade, iniciada ainda na infância.
Era uma pessoa que conhecia minha família, a ponto de ser conhecedor das histórias de meu avô, desembargador João Porfírio Mota, de minha avó Marcolina, o que me fez estreitar relações de amizade com ele, como felizmente tem sido com relação a todos aqueles que mantiveram amizades com meu pai e outros integrantes de minha família.
Lastimo a perda, que afeta aos filhos e jornalistas Washington e Wellington Raulino, às filhas Rita de Cássia Caminha Raulino de Figueiredo e Ana Rosa Caminha Raulino, ambas graduadas em Direito, como o pai; e também à sua sobrinha Elvira, pioneira no jornalismo e no rádio em nosso Estado.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: