Olhe Direito!

Olhe Direito!

Uma homenagem justa a Cláudio Santos

A solenidade reuniu diferentes gerações de seus filhos de Parnaíba

Alvaro Mota

Quinta - 27/04/2023 às 11:24



Foto: Divulgação Homenagem
Homenagem

No último dia 20 de abril, em Parnaíba, participei da posse do jurista Francisco Cláudio de Almeida Santos na Academia Parnaibana de Direito, Casa de Evandro Lins e Silva, em Parnaíba. Foi um reencontro do Dr. Cláudio com sua terra natal e uma homenagem justa a ele, cuja carreira profissional está ligada ao Ceará, onde compôs o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, de onde saiu para ser ministro do Superior Tribunal de Justiça, em sua primeira composição após sua criação pela Constituição de 1988.

A solenidade reuniu diferentes gerações de seus filhos de Parnaíba, mulheres e homens que contribuíram e contribuem para a grandeza da cidade, onde a coragem e a determinação das suas ancestralidades forjaram as melhores pessoas, fizeram surgir uma plêiade de cidadãos e cidadãs construtores da própria cidade e, a partir dela, do Estado e do País.

Tratou-se, porém o evento, muito mais do que uma festa. Foi um reconhecimento da cidade ao Dr. Cláudio Santos, agora integrante da Academia Parnaibana de Direito, presidida pelo Dr. Diego Mendes Sousa. Em boa hora, a entidade, abriu suas portas para homenagem a um filho ilustre de Parnaíba, o qual, entre 18 de maio de 1989 e 18 de março de 1996, ocupou a cadeira de Ministro do Superior Tribunal de Justiça, muito adequadamente chamado de o tribunal da cidadania.

Para chegar ao topo de uma carreira jurídica eivada de êxitos, o novo integrante da Academia Parnaibana de Direito percorreu os caminhos de outros tantos conterrâneos: começou sua vida escola na cidade natal e, saindo dela, construiu uma carreira profissional brilhante em outras plagas, no caso do Dr. Cláudio Santos, o Estado do Ceará, onde formou-se, no ano de 1959, em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito, hoje integrante da Universidade Federal do Ceará, em 1959.

Assim, inscreveu-se por esforços e méritos pessoais, no rol de ilustres piauienses que, deixando sua terra natal, foram brilhar na imensidão do Brasil, integrando o Ministério Público do Ceará por concurso, a partir de 1962, sendo nomeado promotor de justiça da Comarca de Beberibe, de onde saiu para atuar como promotor junto à Procuradoria Regional da República no Ceará, em evidente prova de sua grande capacidade intelectual.

Alçado ao Tribunal de Justiça do Ceará no quinto constitucional cabível ao Ministério Público, presidiu a mais alta corte de Justiça daquele Estado, que integrou até sua condução ao STJ.

Mesmo tendo atribuições funcionais que certamente lhe tomavam muito, produziu dezenas de artigos científicos sobre variadas áreas do Direito, escrevendo até em língua estrangeira, o que justifica ainda mais sua posse na Academia Parnaibana de Direito.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: