Olhe Direito!

Olhe Direito!

Celso Barros, 100 anos de cidadania

A história pessoal de Celso Barros já seria, em si só, rica.

Alvar Mota

Quinta - 12/05/2022 às 07:31



Foto: Divulgação Advogado Celso Barros
Advogado Celso Barros

Em 11 de maio de 2022 completou-se 100 anos do nascimento de um grande brasileiro, Celso Barros Coelho, nascido no Maranhão, mas feito advogado, professor, líder da Advocacia, político e homem público em terras piauienses. Segue firme e incansável como um campeão da cidadania entre nós.

A história pessoal de Celso Barros já seria, em si só, rica. Nasceu em família simples, órfão de pai, que teve em sua mãe esteio e força motriz do êxito ele – estudante sem posses que veio para Teresina, de sua cidade natal, Pastos Bons, no Maranhão. Seu êxito pessoal, longa e bem-sucedida carreira jurídica e sua força na luta contra as injustiças foram construídos e forjados pela determinação e coragem que são virtudes que o acompanham desde sempre.

90 anos da OAB Piauí

Menos impostos é mais liberdade?

Joel Ribeiro, o homem que desenhou o futuro

Celso Barros fez-se advogado no Piauí e tornou-se ele mesmo um semeador de novos profissionais, fazendo-se professor, ao mesmo tempo em que mantinha uma atividade profissional profícua, sem nunca descuidar de afazeres para com sua categoria profissional, tampouco de manter uma postura proativa em favor da cidadania – o que o levou a ser deputado estadual e deputado federal pelo estado do Piauí.

O político Celso Barros obviamente que foi precedido pelo Celso Barros advogado e presidente da Secional da OAB no Piauí por longos 10 anos – num período bastante difícil da vida brasileira, em que apenas exprimir uma opinião contrária aos que estavam no poder poderia ser razão de sobra para uma fúria sem tamanho. Fúria que Celso Barros experimentou quando o regime militar de 1964 lhe cassou o mandato de deputado estadual.

A cassação pelo regime militar não fez esmorecer o compromisso de Celso Barros pela cidadania, que seguiu na Advocacia e como um exemplar líder entre os advogados piauienses, presidindo a Seccional da OAB no Piauí em três períodos, de janeiro de 1963 a fevereiro de 1969, de agosto de 1980 a novembro daquele mesmo ano e de janeiro de 1971 a maio de 1974, parte do tempo no período que se firmou na história brasileira como anos de chumbo.

Ao passo em que presidia a OAB-PI e mantinha uma atividade pública em defesa do Direito, Celso Barros seguia professor e um doutrinador. Produziu livros fundamentais para a ciência jurídica neste país e fez do magistério um púlpito em que professor sua fé na supremacia da força das leis sobre a lei da força.

Neste maio em que celebramos os 100 anos de vida deste grande advogado, professor e político, também devemos lembrar que é o patriarca de uma família de advogados – a sua própria, mas tendo chegado a uma idade centenária, pode-se vê-lo como pai e avô de gerações de advogados e advogadas piauienses. Merece agora e sempre o nosso aplauso.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: