Cena Cultural

Danilo Rudah

20 anos de carreira e muitos sucessos.

Neyvan Araújo.

Domingo - 16/01/2022 às 09:31



Foto: Facebook Fotografia de divulgação de 2021.
Fotografia de divulgação de 2021.

O cantor, guitarrista e compositor Danilo Rudah completa 20 anos de carreira, o músico tem 37 anos, nascido em Teresina o artista declara ter uma conexão com a música devido a seu irmão mais velho que também é músico. Através deste irmão, Danilo teve contato com grandes nomes da música piauiense como Kasbafy, Andre de Sousa, Ostiga Jr e Alexandre Rabelo. A primeira banda que o artista participou ainda era um garoto foi a banda Acesso que fez bastante sucesso com músicas como:  espelho e palavras no papel, depois de um bom tempo na banda Acesso o cantor resolveu sair e montar a banda Karranka que fez muito sucesso com grandes hits como  Daqui pra frente e Inverso.

No final do ano de 2010 o músico resolveu dar uma guinada em sua carreira partindo para uma carreira solo no qual assumiu seu lado mais pessoal como artista tendo em seu repertório musicas com ritmos brasileiros e afro brasileiros.  Danilo morou de 2013 a 2018 em Curitiba onde teve a oportunidade de mostrar seu trabalho para um público de outro estado, chegou a participar do Playing For Change que é um grande Festival de música que reuni artistas do mundo todo.

Danilo Rudah em apresentação.

Com influências de diversos estilos musicais como rock, blues, reggae e pop, o cantor piauiense vem sendo destaque há duas décadas inserido no cenário da música nacional – seja em Teresina ou Curitiba.

Após destacar-se em 2021 na playlist "Nação Reggae" do @Spotify Brasil, com a faixa "Armadilhas"(Galvão Júnior) do albúm "20 anos", Rudah continua desfrutando da magia musical nesse começo de 2022.

A música da vez é a balada tranquila de Leve, embora em primeiro plano "Leve" soe como Reggae ela também convoca a ancestralidade das 07 Nações Indígenas que habitavam os sertões de dentro, de onde Rudah e Calmô são naturais - lugar que desde o século XVII é conhecido como Piauí.

Danilo Rudah e Patrick Calmô

"Leve" também é mpb e traz em sua poesia uma rima lúdica e nordestina, que nos leva à apraia, aos luais, aos terreiros, às farras de amor e apresenta o grupo Calmô como artista adicional.

Os instrumentos de acompanhamento da faixa são violão de aço, contra-baixo, teclado, bateria, guitarra, vocais e backing vocals, uma produção linda, mas 100% independente.

Capa de divulgação da música Leve.

Um dos destaques desse lançamento é a capa, feita pelo artísta @athenthemc. Sua vibrante ilustração decolonial mostra uma mulher de pele preta, levitando com asas e chamas, n´um céu ardente entre núvens coloridas, em combate a qualquer tipo de preconceito, fazendo referência à musa da canção e para que de todos se permitam ser leves como a vida pode ser .

Fonte: Google, Geleia Total.

Siga nas redes sociais
Neyvan Araújo

Neyvan Araújo

Neyvan Araújo é Músico, Bibliotecário e Historiador formado pela UESPI E UFPI.

Compartilhe essa notícia: