Cena Cultural

Dimas Bezerra

e a mistura maravilhosa de Afoxé, Baião, Black Music, Bossa Nova, MPB, Reggae, Samba.

Neyvan Araújo.

Sábado - 26/03/2022 às 07:16



Foto: Dimas Bezerra foto divulgação
Dimas Bezerra foto divulgação

O cantor e compositor Dimas Bezerra  se destaca por sua diversidade musical juntamente com sua qualidade artística e representatividade nas pautas culturais, estamos falando de um artista completo, que além de brindar seus ouvintes com musica de qualidade, passa uma mensagem politizada em suas canções autorais e de outros artistas que compõem o seu repertório, mensagens essas que sempre foram importantes, mas que nos últimos anos se tornaram tão necessárias, seja para abrir os olhos da juventude em relação a realidade que vivemos como também de certa forma, amenizar com a boa música os dramas sociais que o país vem vivendo nos últimos anos.

Foto divulgação apresentação no Boca da Noite 2009.

Voltando agora para um histórico da carreira artística desse grande nome da música, Dimas Bezerra se destaca também nos instrumentos de percussão, triângulo e, em particular, o cajón. Suas composições se inserem no campo da moderna música popular brasileira. Passou pelos principais espaços culturais de Teresina e chegou a se apresentar em seus principais bares. Idealizou juntamente com seus irmãos Feliciano Bezerra e Assis Bezerra o projeto musical “Malungos”, chamada de “Ópera dos Malungos”, que consiste em um repertório de matriz afro-brasileira e autoral do grupo, realizando grandes shows nas cidades do Piauí e fora do Estado, inclusive chegou a fazer shows na cidade do Rio de Janeiro no show "Sagrados e Profano" com a participação de Elke Maravilha, além disso, já participou de diversos projetos culturais trabalhando como palestrante. 

Dimas Bezerra em apresentação artistica em 2018.

Segundo o artista sua  música tem como objetivo dar visibilidade às várias vertentes da cultura afrobrasileira, dentro do contexto social, que ainda tem muitos preconceitos, por uma aceitação tranquila do desenvolvimento da cultura negra. É um contexto muito amplo de análises, conclusões e pesquisas. No fundo, o que quero mostrar, através da arte, é que precisamos ter um elo para a construção de um mundo mais justo, contemplado pela arte e cultura. As nossas raízes afrodescendentes trazem para nós não só uma história de conquistas, mas também a presença, na realidade. 

Em 2021 o musico participou do projeto “Semeando Cultura Afro-Brasileira e Cidadania” , O projeto, aprovado pela Lei Aldir Blanc, terá apresentações culturais com músicas e danças afro-brasileiras, além de palestras com temas variados sempre sob a ótica da pandemia de covid-19. O cantor interpretou na época músicas autorais voltadas para questões sociais com ênfase na cultura do povo negro. O trabalho artistico de Dimas Bezerra tem relevância enorme para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, música de qualidade, simpatia, beleza negra é o que sempre está presente nas apresentação desse grande artista.

Fonte: Google, Geleia Total.

Siga nas redes sociais
Neyvan Araújo

Neyvan Araújo

Neyvan Araújo é Músico, Bibliotecário e Historiador formado pela UESPI E UFPI.

Compartilhe essa notícia: