Marketing News

Tecnologia ajuda criançada a aprender inglês

Aplicativos, inteligência artificial e sites podem ser aliados no processo de aprendizado das crianças

Wagner Santos

Quarta, 15/03/2023 às 11:39



Foto: Imagem: Freepik.com Tecnologia ajuda criançada a aprender inglês
Tecnologia ajuda criançada a aprender inglês

Aprender inglês ainda na infância pode trazer inúmeros benefícios. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York, em Toronto, crianças bilíngues desenvolvem mais habilidades, expandem o vocabulário e aprendem a lidar com tarefas múltiplas. No entanto, muitos pais e responsáveis ainda encontram dificuldades para estimularem o aprendizado do idioma no dia a dia dos pequenos. 

Buscando solucionar essa dor e tornar esse processo mais divertido para as crianças, diferentes recursos tecnológicos vêm sendo desenvolvidos. A tecnologia já é uma realidade na rotina da criançada e uni-la à educação pode ser a solução que muitos familiares procuram.


Sites, jogos e aplicativos trazem a língua inglesa de forma lúdica e mostram para os pequenos que pode ser divertido estudar. O curso de inglês para crianças e o conhecimento obtido com a tecnologia podem somar forças e potencializar o processo de aprendizagem em um novo idioma. 


Tecnologia e educação no aprendizado do inglês


A tecnologia está presente em diferentes momentos da vida. No dia a dia das crianças, ela aparece ao ouvir uma música ou assistir um desenho animado, mas também tem marcado presença na hora de estudar. Seja pela televisão, celular, computador ou tablet, as ferramentas tecnológicas estão aparecendo cada vez mais na rotina de estudos da criançada. 


Muitas escolas de idiomas já acompanham as novidades e utilizam recursos para facilitar e atrair a atenção dos alunos. Alguns, inclusive, criam seus aplicativos e inserem suas próprias abordagens de ensino. Tudo isso porque, a introdução da tecnologia na sala de aula promove mais interação entre os alunos e os professores, trazendo curiosidade e diversão para o ensino. 


Fora das escolas, os pais também podem inserir essas novidades na rotina. Além dos sites e aplicativos, é possível estimular o uso do idioma em outras atividades que tenham contato com tecnologia. Na hora dos games, vale alterar o idioma para treinar a escuta e a leitura dos pequenos. O mesmo funciona para desenhos animados, filmes, séries e músicas em plataformas de streaming. 

Conheça as novidades para as crianças


Com crianças cada vez mais conectadas, surgem mais novidades que unem a tecnologia à educação, tornando os estudos mais interessantes e inovadores. Entre os aplicativos, há “Buddy.ai” que traz uma interface lúdica para ajudar no inglês. O app é sucesso em diferentes países e já recebeu mais de 1 milhão de downloads. 


O objetivo do aplicativo é democratizar a prática da língua e, para isso, traz uma experiência “gamificada” destinada a ajudar os pequenos de quatro a dez anos a desenvolver a fluência no idioma. Nele, as crianças podem interagir com o Buddy, um personagem virtual que ensina inglês por meio de brincadeiras e diálogos. 


Nas lojas de aplicativos dos smartphones há diferentes plataformas disponíveis para fornecer apoio nos estudos da língua inglesa. O interessante é que esses apps, além de introduzirem um novo idioma de forma lúdica, podem ajudar a organizar a rotina de aprendizagem, expandir o vocabulário e ainda funcionarem como um ponto de partida para as crianças tirarem dúvidas sobre outros assuntos com os professores. 


Além dos aplicativos, existem também mecanismos de inteligência artificial. Na educação, o principal objetivo dessa ferramenta é atrair e reter a atenção dos estudantes, além de proporcionar ganhos na aprendizagem. 


A assistente virtual desenvolvida pela Amazon, conhecida como Alexa, por exemplo, já vem sendo utilizada como ferramenta nos estudos. Por meio do comando de voz, a IA inicia uma série de conteúdos que ajudam a explorar novos vocabulários e a escuta da língua inglesa. O mecanismo traz, ainda, uma linguagem lúdica e divertida para estimular os pequenos estudantes. 


Na internet, diferentes sites também são utilizados para ajudar as crianças a compreender o novo idioma. A página FunBrain, por exemplo, traz vídeos, livros e jogos para os pequenos poderem se divertir e aprender ao mesmo tempo. 


As atividades, que podem estimular a linguagem, matemática e ciências, estão acompanhadas de orientações que explicam como a dinâmica irá funcionar. Todo o site é em inglês, auxiliando na fixação do vocabulário do idioma.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: