Marketing News

Marketing News

Qual o melhor óleo para motor: mineral, sintético ou semissintético?

Confira as melhores dicas para escolher o melhore óleo para moto!

Wagner Santos

Terça - 24/05/2022 às 23:21



Foto: imagem: Pexels Qual o melhor óleo para motor
Qual o melhor óleo para motor

O óleo para motor é um dos fluidos mais importantes de qualquer veículo. Sem ele, o motor do seu carro não sobreviveria nem mesmo alguns minutos sem travar e quebrar. Mas, se você rodar com o tipo errado de óleo, ele também poderá causar danos ao seu motor. 

Existe uma classificação específica de óleo que deve ser usada em cada tipo de motor para garantir a manutenção adequada do veículo. Uma dessas principais classificações é se o óleo deve ser mineral, sintético ou semissintético.

O óleo mineral é o mais acessível, então, porque não usar isso o tempo todo? Ou o meio-termo, que é o semissintético? A verdade é que a escolha do melhor óleo para usar não é tão simples quanto parece. Por isso, hoje aprenderemos a identificar qual é o melhor óleo para motor: mineral, sintético ou semissintético?

Óleo mineral

O óleo mineral é obtido a partir do refino do petróleo. É o tipo de óleo de motor mais acessível no mercado, mas pode exigir trocas mais frequentes em relação ao sintético e semissintético.

Esse óleo é geralmente recomendado para quem roda com carros mais antigos. Isso porque ele é um óleo mais grosso, compensando o desgaste das peças nesses motores.

A desvantagem de usar óleo mineral é que ele se decompõe com mais facilidade, o que pode gerar mais borra no motor do carro. Entre os três tipos, ele é o mais econômico, mas também o que tem mais impurezas e é menos durável.

Para compensar isso, o óleo mineral precisa ser trocado com mais frequência. Para a maioria dos carros no Brasil, essa troca acontece, em média, a cada 3.000 km. Entretanto, essa quilometragem pode variar de acordo com o veículo e a indicação no manual do proprietário.

Óleo sintético

O óleo sintético é produzido por meio de reações químicas controladas para atingir características específicas que contribuem para o desempenho do motor. Esse tipo de óleo é mais estável, durável e garante mais proteção para as peças. Por isso, é o mais recomendado para a maioria dos veículos.

Esse tipo de óleo é formulado para ser resistente ao calor, não diluir quando sob altas temperaturas e fornecer a lubrificação e proteção necessárias sem sobrecarregar o motor. Graças a isso, é um óleo mais fino do que o mineral, pesando menos o motor e garantindo um desempenho melhor até em economia de combustível.

Mas não são todos os carros com melhora de desempenho com o óleo sintético. De acordo com Rafael Zancanelli, especialista em óleos da Top Oil, empresa especializada em óleos lubrificantes, “esse tipo de óleo é geralmente indicado para motores mais novos, que estão cada vez mais compactos e com maior performance, demandando óleos menos viscosos.”.

A desvantagem é que como são óleos construídos a partir do zero, são o tipo de óleo de motor mais caro disponível. Em geral, chega a custar quase – se não o dobro – do preço do óleo mineral comum. Em contrapartida, o período de troca é menor, variando entre cerca de 10.000 km ou a cada 12 meses.

Óleo semissintético

O óleo semissintético é produzido a partir da mistura de óleos minerais e sintéticos e enriquecido com aditivos. Esse é um óleo intermediário, que busca entregar mais performance que um óleo mineral padrão por um preço mais acessível do que o óleo sintético.

Esse tipo de óleo é mais puro que o mineral, pois é uma mistura e não apenas um óleo comum. Também é possível esperar um peso um pouco mais fino e, como há elementos sintéticos no óleo, ele será mais resistente ao calor.

Além disso, o óleo de motor semissintético dura um pouco mais, chegando a cerca de 5.000 km ou a cada 12 meses, dependendo do veículo e das recomendações do manual do proprietário. No geral, é uma boa opção para quem quer cuidar do motor mas tem um orçamento menor.

Resumo:

Qual a diferença entre óleo mineral, sintético e semissintético?

O óleo mineral é mais econômico, porém menos durável, é indicado para motores mais antigos. O óleo sintético é mais caro, porém oferece maior proteção e desempenho, é indicado para  motores mais novos. O óleo semissintético é uma mistura dos dois tipos.

Como escolher o melhor óleo de motor para o seu veículo?

O óleo ideal para cada motor é indicado no manual do fabricante. A melhor maneira de garantir a procedência e a qualidade do óleo é comprando o produto em uma distribuidora de óleos autorizada e checando os dados do fabricante na embalagem.

Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: