Um motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Timon (MA) identificado como Gildean Lucena Sá, de 54 anos, foi esfaqueado e agredido com pedradas, socos e chutes durante um atendimento nessa quarta-feira (6). Segundo informações, o paciente estaria enfrentando um surto psicótico no momento em que atacou o motorista.
O SAMU acionado através do número 192 para atender um paciente em quadro depressivo. Foi enviada uma ambulância ao local, ocupada pelo motorista e uma técnica em enfermagem. Ao chegar no local de atendimento, o paciente atacou Gildean com pedradas e uma faca.
O motorista ficou bastante ferido e teve fratura nos braços. Após o ataque, a técnica em enfermagem dirigiu a ambulância em busca de ajuda porque no local não havia sinal no celular.
Segundo a Guarda Civil Municipal de Timon, os agentes foram acionados pela técnica e se deslocaram ao local, onde encontraram Gildean em um terreno próximo.
Populares estavam com o motorista aguardando a chegada do socorro. Ele estava bastante machucado, com o rosto ensanguentado e braços quebrados.
Um dos guardas municipais assumiu a direção da ambulância e levou a vítima ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
A direção do Samu em Timon informou que a pessoa quem solicitou socorro não informou que se tratava de um paciente em surto. Quando a ocorrência é relacionada a surtos, é necessário o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal para garantir a segurança da equipe.
Geovana Luz, diretora do Samu em Timon, foi até a Central de Flagrantes denunciar o agressor e a família dele que omitiu que se tratava de um surto psicótico, informando apenas que o paciente estava em um quadro depressivo. A Polícia Civil deve investigar o caso.
Gildean permanece internado no HUT e deve passar por cirurgia.
Veja o vídeo do momento em que o motorista é encontrado pelos guardas municipais: