Marketing News

Qual a importância do Marketing Digital?

Como o Marketing Digital promove fidelização e engajamento

Wagner Santos

Quinta - 02/03/2023 às 08:50



Foto: Imagem: Freepik.com Qual a importância do Marketing Digital?
Qual a importância do Marketing Digital?

O Marketing Digital está tão presente no dia a dia que, não raro, pequenas e médias empresas podem deixar passar a importância de investir nesta área. No entanto, o Marketing Digital é estratégia indispensável para quem promove uma marca ou vender produtos e serviços. Afinal, é no mundo digital onde estão hoje a grande maioria dos consumidores. E é também no universo online onde as pessoas que desejam comprar buscam informações sobre a credibilidade e os preços daquilo que desejam.

Mas engana-se quem pensa que o Marketing Digital se resume a criar posts para uma página nas redes sociais e pagar por anúncios online. A importância dessa estratégia de venda e divulgação abrange muito mais e vai desde conseguir mais seguidores e a interação deles para aumentar a credibilidade da marca, passando pelo investimento mais seguro até a avaliação de métricas que permitam impulsionar as estratégias adotadas. 

Porém, não é preciso investir pesado em uma equipe de especialistas para colocar tudo isso em prática. Hoje existem opções acessíveis e com eficácia comprovada. No PromovUp.com, por exemplo, é possível contar com a assessoria de especialistas em Marketing Digital e pacotes de impulsionamento para aumentar seguidores, curtidas, compartilhamentos e comentários em páginas empresariais das redes sociais. 

Por outro lado, as marcas e empresas que não investem no Marketing Digital, não conseguem se sobressair em meio a alta concorrência, não conseguem determinar quais ações são necessárias e quais são dispensáveis e ainda acabam gastando mais para conseguir atrair clientes e concluir as vendas. Se ainda assim você ainda tem dúvidas sobre a importância do Marketing Digital para a sua empresa, seja ela pequena, média ou grande, confira a seguir 5 benefícios de investir nesta estratégia de venda online.  

1. O Marketing Digital encontra o cliente ideal

Antigamente, com o Marketing tradicional, os anúncios eram feitos em mídias como TV, rádio, jornais impressos e revistas. Com isso, era possível atingir um certo público, ainda que variado e com perfis muito diversificados. Com o Marketing Digital, no entanto, é possível fazer a segmentação de leads por meio de campanhas de tal modo que cada anúncio, conteúdo, e-mail ou postagem conseguirá atingir um público específico. Isso aumenta as chances de encontrar e atrair o cliente certo para determinado produto ou serviço. 

2. O Marketing Digital tem mais canais de atuação

Diferentemente das mídias tradicionais, o Marketing Digital atua no universo online. Por isso, as possibilidades de atuação para promover produtos, serviços e fechar vendas são bem maiores. Afinal, com o Marketing Digital é possível captar leads, fazer a conversão de clientes e concluir vendas com blogs posts, landing pages, formulários Web, campanhas de e-mails, anúncios em redes sociais e em sites de busca, estratégias de SEO, vídeos, newsletters, mensagens de WhatsApp e muito mais. Veja as principais formas utilizadas pelo Marketing Digital para atrair clientes, captar leads e fechar vendas:

3. O Marketing Digital promove fidelização e engajamento

Ainda que o objetivo final das estratégias de Marketing Digital seja o lucro financeiro, nenhum empresário quer vender apenas uma vez para um cliente. A ideia de fidelizar o consumidor é mais lucrativa porque, além de fazer o cliente investir recorrentemente no produto ou serviço, ele ainda ajuda a atrair mais compradores por meio de indicações e avaliações positivas. E o Marketing Digital é mestre em fazer com que a comunicação entre os potenciais clientes e a empresa se torne real. Com isso, os consumidores se sentem ouvidos e parte das tomadas de decisão o que, como consequência, aumenta a credibilidade da marca. 

4. O Marketing Digital pode ser mais barato

Essa é uma das importâncias de se investir em Marketing Digital. Ainda que grandes empresas e marcas possam apostar alto com profissionais, anúncios, ferramentas online e outras ações, a verdade é que com um baixo investimento já é possível conseguir bons resultados tanto na atração de clientes e seguidores, quanto no impulsionamento da marca nas redes sociais até a criação de uma clientela fiel. 

5. O Marketing Digital é mensurável 

Avaliar o desempenho de uma campanha de email-marketing, de Inbound Marketing ou de anúncios publicados no Instagram e no Facebook, por exemplo, é muito mais fácil e eficiente. Isso porque o Marketing Digital conta com ferramentas que analisam métricas bem definidas com base na segmentação das ações. 

Com isso, é mais fácil para uma empresa avaliar se uma ação deu certo e onde é preciso melhorar para alcançar os resultados desejáveis. Por exemplo, no Marketing Digital é possível analisar quantas pessoas visualizaram um anúncio, quantas leram, quantas interagiram ao clicar, quantas efetuaram uma compra, em qual dia da semana e em qual horário. Essas métricas permitem criar estratégias mais eficientes para aumentar o lucro do negócio. 

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: