Marketing News

Quais os principais EPI's utilizados na indústria?

O artigo abaixo detalha os equipamentos de proteção individual mais usados. Entenda por que eles são úteis

Wagner Santos

Quarta - 11/01/2023 às 07:54



Foto: Imagem: Freepik.com Quais os principais EPI's utilizados na indústria
Quais os principais EPI's utilizados na indústria

A lei brasileira exige que os contratados forneçam aos trabalhadores o EPI adequado para mantê-los seguros enquanto trabalham. Isso significa que os contratantes devem conhecer os diferentes tipos de EPIs utilizados na indústria e fornecê-los quando necessário.

Além dos equipamentos, é de extrema importância que as empresas ofereçam Cursos Online, como, por exemplo, Curso de NR 6 aos seus funcionários.

O cumprimento da Lei de Segurança do Trabalho nº 6.514/77 da CLT exige a colaboração de um profissional especialista em Segurança do Trabalho. O especialista trabalha com o proprietário da empresa para determinar os riscos aos funcionários que devem ser mitigados.

O artigo abaixo detalha os equipamentos de proteção individual mais usados. Entenda por que eles são úteis lendo mais.

Luvas

As luvas de trabalho são um dos itens de proteção mais comuns para os funcionários usarem. Existem muitas variações no mercado, cada uma com suas características. Estas luvas podem proteger contra calor, furos e produtos químicos. Alguns podem prevenir resfriados e outros podem ser descartados após cada uso.

Os funcionários precisam escolher luvas apropriadas para os trabalhos que realizam em seus negócios. Diferentes áreas do negócio precisam de diferentes opções de luvas. Ao escolher as luvas, os funcionários devem inspecioná-las antes e depois do uso e substituí-las se rasgarem, tiverem furos ou desgaste.

Capacetes

Os capacetes fornecem proteção importante contra ferimentos na cabeça, bem como proteção contra golpes de objetos em queda ou quedas altas. Também protegem contra quedas de equipamentos ou perfurações feitas por eletricidade.

Os capacetes adequados vêm com as diretrizes do fabricante. Capacetes usados adequadamente reduzem o risco de ferimentos na cabeça. Embora os capacetes ofereçam proteção substancial, eles precisam de inspeção adequada após cada uso. Capacetes desatualizados ou danificados não fornecem proteção e podem até causar desconforto.

Calçados que fornecem proteção

Os trabalhadores precisam de botas e sapatos mais fortes do que os encontrados em uma sapataria comum. Esses itens de proteção são feitos de couro, borracha ou plástico; muitas vezes incluem pontas de metal para evitar colisões com máquinas ou quedas sobre equipamentos pesados que podem causar danos à motricidade do funcionário.

Diferentes calçados são atribuídos aos funcionários que trabalham em setores específicos. Isso ocorre devido aos diferentes materiais e perigos que eles enfrentam em seus trabalhos. Os sapatos fornecem proteção contra eletricidade, frio, calor, bactérias e outros perigos. Os sapatos também ajudam a prevenir quedas, mantendo os pés das pessoas secos ou aderentes quando estão em superfícies molhadas ou escorregadias.

Ao final de cada jornada de trabalho, os calçados utilizados pelos colaboradores devem ser dimensionados individualmente e mantidos em bom estado. Além disso, o calçado de proteção deve ser atribuído a todos os funcionários.

Óculos

Óculos usados para proteger os olhos de partículas nocivas ou luz são referidos como equipamentos de proteção ou EPI. Isso evita que os olhos sejam danificados por radiação ou outros materiais nocivos.

Várias opções de proteção ocular vêm em várias cores, como lentes transparentes amarelas, escuras ou claras. Isso ajuda a manter o funcionário protegido de condições de luz normais, baixas ou altas.

Os óculos nunca devem impedir o trabalho que um funcionário realiza em seu trabalho. Devem ser escolhidos de forma a proporcionar o máximo de segurança e conforto aos colaboradores. Eles não devem atrapalhar a função das tarefas relacionadas aos óculos.

Tampões de ouvido são recomendados para proteger a audição!

Os Cursos Online apontam que os protetores auditivos são comuns em diversos setores da indústria. São equipamentos de proteção usados por pessoas que passam muito tempo perto de máquinas que fazem barulho. As chances de perda auditiva ou diminuição da audição aumentam sempre que as pessoas são expostas a esses ruídos.

Versões descartáveis se parecem com fones de ouvido e vêm em uma embalagem em forma de concha. Eles devem ser substituídos periodicamente para manter a eficácia.

Sempre que um funcionário é exposto a 85 dB de ruído, ele exige equipamentos de proteção do trabalho. Este deve estar incluso em seu kit de EPI, que normalmente é levado por ele durante o plantão.

Um bom equipamento de proteção deve fornecer ao usuário funcionalidade sem ruído e proteção contra lesões. O protetor ideal também deve ser discreto e não perturbar as atividades diárias do usuário.

Respiradores

Os técnicos de segurança do trabalho recomendam o uso de respiradores ao lidar com gases tóxicos, poeira ou outros contaminantes. Isso porque a proteção respiratória é outra preocupação dentro de sua profissão.

As empresas precisam ter muitas opções de proteção respiratória no mercado. Devem optar por respiradores que possuam filtros capazes de remover qualquer particulado que possa prejudicar a saúde dos funcionários. Os funcionários devem ser devidamente treinados para usar o equipamento corretamente. Fazer o contrário pode levar à inalação de partículas nocivas.

Roupas que protegem contra o calor são necessárias em algumas circunstâncias!

Os funcionários da indústria de alimentos geralmente usam roupas de proteção térmica. Essa roupa os isola do frio, evitando que tenham problemas quando expostos a ele por longos períodos. Um exemplo seria em câmaras frigoríficas.

As vestimentas de proteção deverão sempre proporcionar o máximo conforto ao usuário. Eles não podem impedir o movimento e devem ser inspecionados diariamente. Se usados incorretamente, eles podem causar danos à roupa e até mesmo salvar o usuário intencionalmente. Esse dano não é causado pelo funcionário, mas sim por acidentes ou tempo. Qualquer substituição não custa nada a mais para a empresa - o dano intencional é resultado do funcionário que o fez.

No entanto, conhecer os EPIs mais utilizados não é suficiente para manter os funcionários seguros. É preciso sempre contar com um fornecedor confiável, capaz de determinar as necessidades individuais de seus funcionários de acordo com suas funções e indicações adequadas para protegê-los.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: