O que é marketing social? Saiba a sua importância!


O que é marketing social

O que é marketing social Foto: Imagem: Freepik.com

Você já ouviu falar em Marketing Social? Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Então, este artigo é para você!

Primeiramente, vale saber que Marketing Social é uma abordagem de marketing, só que diferentemente de outros tipos de marketing, busca promover mudanças positivas na sociedade, por meio da promoção de ideias, comportamentos e práticas que beneficiem a comunidade. 

Ou seja, ao contrário do marketing tradicional, cujo objetivo principal é fortalecer marcas, aumentar as vendas e os lucros de uma empresa, o marketing social tem como meta incentivar a adoção de hábitos saudáveis, preservação do meio ambiente, melhorias na educação, entre outros objetivos sociais.

Dessa forma, através das mesmas técnicas e ferramentas de marketing tradicionais, visa persuadir as pessoas a adotarem comportamentos positivos, como a doação de sangue, a prática de exercícios físicos, a redução do consumo de água e energia elétrica, entre outros. 

E o marketing social pode ser utilizado por organizações sem fins lucrativos, empresas e governos para promover ações sociais que beneficiem a comunidade em geral.

Qual a importância do Marketing Social


O marketing social é importante atualmente por diversas razões. Em primeiro lugar, pelo seu potencial em promover mudanças sociais positivas, aumentando a conscientização sobre questões sociais importantes, como saúde, educação, meio ambiente, diversidade, igualdade de gênero, direitos humanos, entre outros.

Embora seu foco seja no social, segundo o especialista em SEO, Jorge Moreno, ele pode ajudar as organizações a se conectarem com seus públicos-alvo de uma maneira mais significativa, construindo relacionamentos mais duradouros e leais. 

Sem falar que as empresas também podem usar o marketing social como uma poderosa ferramenta para se destacarem em um mercado altamente competitivo, demonstrando seu compromisso com questões sociais e ambientais.

Outra razão pela qual o marketing social é importante é que muitos consumidores atualmente preferem comprar de empresas que têm um propósito social claro e são éticas em seus negócios. Na verdade, são consumidores que estão dispostos a pagar até mais por produtos e serviços que estão alinhados com seus valores e expectativas.

Alguns exemplos de campanhas de marketing social


Como foi dito, o marketing social tem como objetivo promover comportamentos socialmente responsáveis ou mudanças positivas na sociedade, e pode ser usado para promover uma variedade de temas importantes, dentre alguns exemplos de campanhas, podemos citar as seguintes:

  • Campanhas contra o uso de drogas e álcool

  • Campanhas de conscientização sobre doenças e prevenção de doenças

  • Campanhas de segurança no trânsito e uso de cinto de segurança

  • Campanhas de conscientização sobre meio ambiente e sustentabilidade

  • Campanhas de combate ao bullying e promoção do respeito e da tolerância

  • Campanhas de incentivo à doação de sangue, órgãos e outros recursos

  • Campanhas de combate à violência doméstica e promoção da igualdade de gênero

  • Campanhas de conscientização sobre os direitos humanos e a luta contra a discriminação

  • Campanhas de incentivo à adoção de animais de estimação

  • Campanhas de apoio a causas sociais e filantrópicas.

E é isso, o marketing social é muito importante atualmente porque pode ajudar as empresas a promover mudanças sociais positivas, a construir relacionamentos mais significativos com seus públicos-alvo e a se destacarem em um mercado altamente competitivo, ao mesmo tempo em que atendem às expectativas dos consumidores em relação a questões sociais e ambientais.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: