Mercado de audiovisual tem retomada e espera expansão em 2023


Mercado de audiovisual tem retomada e espera expansão em 2023

Mercado de audiovisual tem retomada e espera expansão em 2023 Foto: Imagem: Freepik.com

Durante a pandemia, muitas pessoas utilizaram produções audiovisuais de diferentes assuntos como formas de se divertir, estudar e passar o tempo dentro de casa. Essa mudança de comportamento da sociedade ajudou o mercado audiovisual mundial a se reerguer e se expandir após um período conturbado na economia. 

Segundo pesquisas, esse setor foi um dos que mais tiveram destaque desde o início da pandemia e deve continuar em ascensão nos próximos anos. Conforme aponta a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC, o audiovisual no mundo deve crescer 4,7% ao ano até 2025 e 5% ao ano no Brasil. O levantamento analisou cerca 14 segmentos entre 53 países, entre eles Publicidade Digital e na TV, Vídeo OTT, Cinema, Acesso à Internet e Games. 


Como reflexo desse crescimento, o mercado acabou adquirindo novas tendências nos últimos anos. Além da alta no setor, o audiovisual também passou a necessitar de equipamentos específicos e profissionais especializados, características que resultaram no aumento da procura por cursos especializados em áreas alinhadas à produção de vídeos.


Tendência nas redes sociais


No período pandêmico, o audiovisual passou a ter uma atenção maior da sociedade. Não é à toa que mesmo redes sociais que tinham como proposta o uso de imagens passaram a apostar em conteúdos em vídeo nas suas plataformas. 


O Instagram, por exemplo, recebeu um boom de livestreaming durante a pandemia e tem, atualmente, investido no formato de vídeos curtos, os chamados Reels – muito por influência do sucesso obtido pelo TikTok. 


De acordo com um estudo realizado pela Buzzmonitor, entre 2021 e 2022, o volume de conteúdos audiovisuais triplicou e deve continuar a evoluir nos próximos anos, impulsionados principalmente pelos vídeos curtos. Em um mês, a produção dessas peças no Instagram teve um aumento de 375% entre julho e agosto de 2022.


Atualmente, os conteúdos audiovisuais abordam temáticas variadas com informações sobre diferentes assuntos. De acordo com a plataforma online especializada em dados de mercado e consumidores, Statista, o vídeo tornou-se um dos formatos online mais populares, abrangendo desde conteúdos educacionais até análises de produtos. 


Essa tendência foi impulsionada pelas preferências dos usuários na internet. Conforme apontou um levantamento da Kantar Ibope Media de 2021, 99% dos usuários no ambiente virtual assistem vídeos, sendo 72% consumidores nas redes sociais. 


Crescimento no streaming


Mas a tendência do audiovisual não aparece apenas nos perfis das mídias sociais. As plataformas de streaming também receberam mais destaque nesses últimos anos. Desde que a Netflix começou a se consolidar no mercado, passar o tempo assistindo séries e filmes tornou-se um hábito frequente entre os brasileiros. 


O resultado disso foi a ascensão de outras plataformas como PrimeVideo, HBO Max, Disney+ e Globoplay. Segundo dados de 2021 do Relatório de Adoção de Streaming Global da consultoria australiana Finder, cerca 65% dos adultos brasileiros têm pelo menos um serviço de streaming contratado, número acima da média global (56%).


Com essas informações, a pesquisa constatou que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de streaming, ficando atrás apenas da Nova Zelândia (65,26%). 


Profissionais e equipamentos que o mercado necessita 


Devido ao aumento da demanda por conteúdos audiovisuais, a procura por profissionais da área também deve apresentar crescimento. Por ser um setor com diferentes segmentos, os interessados no setor podem encontrar diversas opções.


Uma delas é a profissão de roteirista, profissional encarregado em criar e escrever histórias para filmes, séries, jogos e conteúdos audiovisuais no geral. É essa pessoa quem irá desenvolver a narrativa da peça, guiando o público para o entendimento do enredo. Quando um roteiro é bem escrito, os telespectadores conseguem se conectar aos personagens e à história, aspectos fundamentais para que o produto tenha sucesso. 


A direção de fotografia também é essencial para esse setor. O profissional responsável por essa função domina a composição das cenas e entende sobre iluminação e linguagens. Assim como ele, o filmmaker também é fundamental. Essa pessoa assume diferentes funções durante a construção do vídeo e, por entender um pouco sobre todas as etapas, auxilia os outros profissionais como um produtor. 


Outra figura importante nesse mercado é o técnico de áudio. É ele o encarregado pelo som de uma gravação e atua na montagem dos aparelhos e equipamentos para garantir a qualidade sonora do vídeo. 


Para os conteúdos que utilizam animações e design, há também o profissional conhecido como motion designer. É dele a função de trabalhar na área dos movimentos dos elementos gráficos para tornar os conteúdos audiovisuais mais dinâmicos, divertidos e explicativos. 


Após a gravação dos conteúdos, é hora dos editores entrarem em cena. São eles os encarregados pela edição, montagem e finalização do vídeo, deixando o produto pronto para ser publicado nas redes sociais ou plataformas de streaming. 


Especializações ganham destaque


Diante de um setor em um crescimento evidente, muitas pessoas enxergaram nesse mercado uma boa opção de trabalho. Por esse motivo, houve um aumento na procura por cursos profissionalizantes voltados para o audiovisual, conforme aponta uma pesquisa realizada pela Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia (EBAC). 


Os participantes do levantamento atualmente trabalham com comunicação e marketing (25,5%), comércio e serviços (12,3%) e tecnologia (11,7%), mas boa parte dos mesmos profissionais afirmaram que desejam atuar no audiovisual (17,2%). 


Para essas pessoas, os cursos de especialização são boas opções para entrar no mercado de trabalho. Atualmente, há uma ampla variedade de formações disponíveis que abrangem diferentes segmentos como fotografia, efeitos gráficos, iluminação, som, produção, roteirização, direção e entre outros.

Fonte: https://www.tudorondonia.com/noticias/mercado-de-audiovisual-tem-retomada-e-espera-expansao-em-2023,100111.shtml

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: