Economia: Setor de serviços foi o que gerou mais lucro ao país


Economia Setor de serviços foi o que gerou mais lucro ao país

Economia Setor de serviços foi o que gerou mais lucro ao país Foto: imagem: Pexels.com

Conforme divulgado pelo IBGE, o setor de serviços foi o que mais se desenvolveu no país no ano de 2022, tendo crescido 0,8% entre os meses de outubro e dezembro. Ou seja, para os próximos anos, essa categoria econômica tem tudo para continuar se desenvolvendo e ser uma das grandes propulsoras do PIB nacional.   

Para que você possa entender como tudo isso funciona, decidimos trazer esse artigo explicando o que é o setor terciário, quais os serviços que mais cresceram e muito mais.

Quais serviços colaboraram para o crescimento do PIB? 

Antes de entrarmos nesse assunto, primeiro, vamos a uma rápida explicação sobre o que é o setor de serviços.  

Podemos dizer que o setor terciário – como também é chamado – é toda atividade que envolve a prestação de algum tipo de serviço. Desse modo, advogados, arquitetos, dentistas, médicos e muitas outras profissões se enquadram nessa categoria. 

Estima-se que aproximadamente 60% das pessoas empregadas no Brasil façam parte do setor terciário, seja indiretamente ou direta.  

Segundo outro levantamento apontado pelo IBGE, as áreas que mais se destacaram nesse último ano foram:

  • Serviços de transporte

  • Correios

  • Informação

  • Comunicação

  • Turismo

Por que investir em um desses negócios?

Quando o assunto é investimento, uma das principais etapas desse processo está ligada ao estudo do mercado no qual se deseja inserir. Afinal, somente assim é possível analisar sua viabilidade e, consequentemente, elaborar uma estratégia de crescimento eficiente. 

Dito isso, estar atento às movimentações desses setores é fundamental para quem deseja se tornar um prestador de serviço, uma vez que elas já se mostraram rentáveis e com grande poder de expansão.

Além disso, as possibilidades dentro desses mercados são muitas. Por exemplo, caso escolha trabalhar com turismo, você poderá se filiar a uma agência, trabalhar em restaurantes, bares, investir em Ecoturismo e muito mais.

Como iniciar um pequeno negócio? Vale a pena?  

Partindo do princípio de que grande parte das empresas começaram do zero, pode-se afirmar que sim, abrir um pequeno negócio vale a pena. Entretanto, para que a sua ideia empreendedora possa decolar, é necessário que você siga alguns passos importantes nesse sentido. Vamos a eles:

Faça uma pesquisa de mercado! 

Conforme mostramos no artigo, o setor terciário tem se mostrado uma excelente opção para aqueles que querem se tornar prestadores de serviço.

Por outro lado, antes de se aventurar nesse ramo, é importante que você faça algumas ponderações e procure analisar se a sua especialidade realmente está de acordo com o que as pessoas estão buscando.

Responder a questionamentos como “meus produtos e serviços são necessários?”, “quem irá comprá-los?", “como meus concorrentes estão se comportando?" é essencial nesse processo. 

Dê início a etapa validação do negócio!

A etapa de validação do negócio tem a ver com os testes que serão realizados para avaliar o grau de aceitação do seu público. Ou seja, dependendo dos resultados obtidos, você saberá se vale ou não a pena continuar investindo no projeto.

Para a validação ser feita da maneira correta, lembre-se de considerar os seguintes aspectos:

  • Identificação dos conceitos mais relevantes do empreendimento

  • Apresentação do seu produto ou serviço para um potencial consumidor

  • Ouvir feedbacks de clientes e procurar aprimorar o que não está dando certo

Ofereça comodidade ao seu cliente!

Por fim, uma vez validada a sua empresa, chega a hora de tornar a jornada de compra do seu cliente mais prática e agradável. 

Você pode fazer isso oferecendo um website responsivo para que seu público possa entrar em contato, investir em um atendimento humanizado ou até mesmo disponibilizar mais de uma forma de pagamento.

Esse último, em especial, precisa ser levado muito a sério, já que você não vai querer perder vendas devido sua empresa não aceitar diferentes métodos de pagamento. 

Uma boa dica é adquirir a minizinha chip 3, da Pagseguro, que conta com opções de crédito e débito, além da função NFC (cobrança por aproximação). Fora isso, a minizinha chip 3 aceita as principais bandeiras de cartões do mercado e ainda não possui valor de aluguel.

Por último, para os empreendedores de primeira viagem, as maquininhas minizinha chip 3, moderninha Smart 2 e todos os outros modelos da Pagseguro, não cobram taxa de venda nos primeiros 30 dias.

Conclusão

O setor de serviços exerce um papel muito importante na economia de qualquer país. Dessa forma, ao se tornar um prestador de serviços, esteja atento aos pontos citados no tópico anterior e garanta o bom funcionamento do seu empreendimento.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: