Dez exemplos de Deepfakes que foram destaque na Internet


Dez exemplos de Deepfakes que foram destaque na Internet

Dez exemplos de Deepfakes que foram destaque na Internet Foto: Imagem: Freepik.com

Nos últimos anos, o uso de Deepfakes tem se tornado cada vez mais comum. Essa tecnologia, que permite criar vídeos ou imagens falsas de alta qualidade, tem sido amplamente utilizada em diversos campos, principalmente no entretenimento. Contudo, o uso mal-intencionado deste recurso tem causado preocupações crescentes em relação à segurança e à privacidade, devido à propagação de notícias falsas e o caos criado a partir disso. 

Embora essa tecnologia tenha sido inicialmente usada para fins divertidos e inofensivos, como colocar o rosto de celebridades em cenas de filmes, ela rapidamente evoluiu para usos mais maliciosos. Como mostrado pela ExpressVPN em seu artigo, Deepfakes foram usadas como arma de disseminação de desinformação em muitas situações, tornando esse recurso em uma forma de fazer com que as pessoas acreditem em situações falsas, levando a desacreditação dos indivíduos na sociedade toda vez ao se depararem com uma imagem ou vídeo na Internet. 

  1. Papa usando casaco fashion

Em 25 de março de 2023, circularam pela Internet algumas imagens do Papa Francisco usando um casaco extremamente fashion que não condizia com sua religião. Em pouco tempo o assunto repercutiu ao redor do mundo e gerou inúmeras discussões nas redes sociais sobre a credibilidade da imagem, levantando questionamentos se o Papa realmente estaria usando aquela roupa.


Contudo, a imagem que viralizou era um Deepfake criado pelo artista Pablo Xavier, que usou recursos de inteligência artificial para criar uma foto do Papa por pura diversão. Ele não esperava que em questão de horas a imagem iria viralizar e ganhar toda a repercussão que teve.

  1. Tobey Maguire em Homem-Aranha: Sem volta para casa

De uma coisa é certa: todos possuímos um ator preferido da saga Homem-Aranha. Depois do lançamento do terceiro filme do amigão da vizinhança, um usuário no YouTube conhecido como Shamook publicou uma edição do trailer do filme, substituindo o rosto do ator Tom Holland por ninguém menos que Tobey Maguire, o Homem-Aranha da trilogia original.


O vídeo editado evidencia o poder que um Deepfake possui, além de mostrar como seria a nova saga estrelada pelo queridinho de muitos. 


  1. Barack Obama e seu discurso falso

Visando conscientizar a população sobre os perigos que podem ser causados pelo uso mal intencionado de Deepfakes, o ator e cineasta norte-americano Jordan Peele e o site de notícias Buzzfeed se reuniram e criaram um vídeo falso onde o antigo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursava sobre a nova era em que estamos entrando e como as pessoas poderiam se aproveitar dos avanços tecnológicos para causar confusão e prejudicar outras pessoas.


  1. Vladimir Putin beijando Xi Jinping

Em março de 2023, vários internautas nas redes sociais entraram em completo choque ao se depararem com uma imagem do presidente russo Vladimir Putin ajoelhando e beijando a mão de Xi Jinping, o presidente da república popular da China. 


Muitos acreditaram que a imagem era real, mas não se passava de um Deepfake que espalhou notícias falsas e conseguiu enganar vários indivíduos.


  1. Zelensky e a polêmica com um vídeo falso

Com os confrontos entre Rússia e Ucrânia acontecendo no último ano, a propagação de notícias falsas se tornou intensa. Em um dos casos, um vídeo falso criado por hackers usando Deepfake começou a circular pelas redes sociais, em que o conteúdo consistia no presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciando a rendição das tropas ucranianas ao governo russo.


  1. Tom Cruise e o sucesso no TikTok

O especialista em efeitos especiais, Chris Ume, criou uma conta no TikTok e publicou um vídeo que mostrava Tom Cruise em várias situações no dia a dia. O Deepfake foi criado usando imagens de Cruise e com ajuda do ator Miles Fisher para gerar as cenas falsas.


  1. As possibilidades da Matrix

Matrix é um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos e, pensando nisso, o criador do canal no YouTube conhecido como Ctrl Shift Face desenvolveu um Deepfake bastante realista em que mostrava como teria sido a vida do protagonista Neo se ele tivesse escolhido tomar a pílula azul.


  1. O retorno de Luke Skywalker 

Na série The Mandalorian, ambientada no universo Star Wars, o retorno do protagonista da saga Luke Skywalker surpreendeu o público. Foi usada a tecnologia de Deepfake para recriar digitalmente o ator Mark Hamill em sua juventude, impressionando todos com o resultado.


  1. Tom Holland e Robert Downey Jr. contracenando em filme antigo

Podemos afirmar que Tom Holland e Robert Downey Jr. são uma dupla icônica com muita sinergia. Usando o recurso Deepfake, o criador do canal no YouTube EZRyderX47 recriou uma cena do filme De Volta para o Futuro, onde as feições de Tom e Robert foram inseridas nas dos protagonistas.


  1. Lynda Carter como Mulher-Maravilha

Protagonizando a série da Mulher-Maravilha em 1975, Lynda Carter se tornou um dos símbolos a carregar o manto da princesa amazona. Em um vídeo disponibilizado no canal do YouTube DeepFaker, o trailer do filme lançado em 2017 foi recriado usando o recurso DeepFake para substituir o rosto de Gal Gadot, a atual Mulher-Maravilha, pelas feições de Lynda Carter e exibindo como a atriz ficaria participando do filme nas telas grandes dos cinemas.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: