Como ter um relacionamento saudável: 7 dicas


Como ter um relacionamento saudável

Como ter um relacionamento saudável Foto: Pexels

Qualquer relacionamento tem seus dias e fases difíceis – mas, em grande parte dos casos, as pessoas notam que tem algo bom em sua vida e batalham para não perder a pessoa.

É preciso que as relações saudáveis corram em via dupla; para isso, as pessoas envolvidas têm que estar dispostas a se esforçar. 

Como ter um relacionamento saudável?

Logo abaixo, veja 7 dicas para construir e manter um relacionamento saudável.

1. Responsabilize-se pela sua própria felicidade

Não se esqueça dessa regra para ser possível poupar seu tempo e o da pessoa: cada pessoa é responsável pela própria felicidade.

Em uma relação, seu companheiro (a) pode até tentar te fazer feliz,  mas no final das contas esse papel é seu. 

2. Cumpra as suas promessas

Tudo que você falar que vai fazer, faça. Não diga que vai fazer o jantar, adquirir um presente de aniversário ou coisas do tipo sem ter a intenção de cumprir com o que disse.

Isso vai enfraquecer facilmente a confiança, uma das questões básicas para todo relacionamento.

  • Se você dificilmente se lembra das coisas, note tudo em uma agenda ou em um aplicativo de lembretes no celular.

  • Pense bem antes de falar alguma coisa. É importante não prometer nada que não pode cumprir.

3. Assuma seus erros

Se desculpe caso você magoe a pessoa, sendo de propósito ou não.

Seja verdadeiro, sem inventar desculpas ou tentar se justificar, como “Pena que você me deixou com raiva”. Jamais jogue a culpa dos seus erros nos outros.

  • Mude seus comportamentos. Se você sempre comete os mesmos erros, chegou o momento de mudar. Sente com seu companheiro (a) para conversar e diga que reconhece suas falhas e que deseja aprender a agir de maneira diferente. Peça paciência e ajuda para encarar esse processo.

4. Seja realista

Todo casal tem seus desentendimentos e dias complicados. Contudo, basta querer solucionar essas adversidades, em vez de deixar que elas aumentem e saiam do controle, para que a relação siga firme e forte. 

  • Pense bem sobre suas expectativas. Você imagina seu companheiro (a) como pessoa individual, com defeitos e qualidades, ou como um indivíduo que deveria ser perfeito? É errado ter expectativas astronômicas a todo tempo – isso apenas vai deixar geral frustrado. Saiba aceitar e crescer com as diferenças.

  • Aceite que os desentendimentos ocorrem. Cedo ou tarde, todo relacionamento tem seus conflitos. Isso não é o fim do mundo, é impossível as ideias baterem a todo momento.

  • Pense sempre se é melhor você investir ou não no relacionamento. Se acredita que não, talvez seja o momento de ter uma conversa séria com seu companheiro (a). Se acredita que sim, faça o possível para dar certo.

5. Ouça o que seu companheiro tem a dizer

Às vezes tudo o que a pessoa deseja é ser escutada por alguém que entenda seus problemas.

Em alguns casos, ela pode precisar de conselhos. Faça o possível para entender qual é a situação do seu companheiro (a) e tente cumprir essas exigências. 

  • Escute o que seu companheiro (a) tem a falar para estreitar cada vez mais os vínculos. Isso vai ajudar a resolver algumas diferenças sem que tenha desentendimento, além de possibilitar que os dois explorem um ao outro de maneira mais profunda, seja nos pequenos casos, seja em grandes. Não existe um lado ruim em ouvir.

  • É possível ser direto e questionar: “Você deseja que eu te dê conselhos ou apenas necessita desabafar?”.

6. Demonstre afeto de todas as formas possíveis

Há uma grande diferença entre “sentir” e “saber” que somos amados. Algumas pessoas focam no fato de que o indivíduo tem que saber que nós a amamos, mesmo que não demonstremos.

Por isso, sempre que possível, demonstre. Seja mandando mensagens de bom dia todos os dias, ou falando sobre os seus sentimentos.

  • Todo relacionamento amoroso saudável é envolto em toques, abraços e beijos. Então, não fique com medo de demonstrar afeto físico às pessoas de vez em quando.

  • Planeje coisas que você tem conhecimento de que seu companheiro (a) aprecia: acorde primeiro e leve café da manhã na cama, leve seus filhos para a escola etc. Esses pequenos gestos significam muito.

7. Seja leal

Esteja sempre por perto quando seu companheiro (a) precisar.

Coloque-o em primeiro lugar. Não é necessário torná-lo o único foco da sua atenção, mas é importante mostrar que ele pode contar com sua ajuda.

Ademais, espere ter o mesmo retorno, pois todo relacionamento é baseado em uma via de mão dupla.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: