Marketing News

Aprendizados da Black Friday: o que aprimorar e o que não repetir

A última edição da Black Friday foi um sucesso em todo o país e trouxe insights importantes para os negócios

Wagner Santos

Quinta - 26/01/2023 às 10:16



Foto: Imagem: Freepik.com Aprendizados da Black Friday
Aprendizados da Black Friday

As campanhas de Black Friday são uma oportunidade única para empresas e consumidores. Enquanto as lojas aproveitam para aumentar as vendas, fortalecer a marca e atingir novos clientes, os consumidores usufruem dos benefícios de descontos exclusivos.

Aspectos como as formas de pagamento utilizadas, a precificação de produtos, as tentativas de fraude e as questões de logística são alguns dos pontos-chave que chamaram atenção na última edição do evento.

Por isso, quem está pensando em participar da próxima Black Friday precisa ficar atento ao planejamento das ofertas, preparando o negócio para oferecer a melhor experiência aos clientes. 

Pix

Desde a sua criação, em 2020, o Pix tem crescido de maneira expressiva, ganhando novos adeptos que aproveitam suas ferramentas para facilitar operações de pagamento e transferências.

Na Black Friday de 2022, notou-se um aumento considerável na realização de pagamentos via Pix. 

Apesar de o cartão de crédito ainda ser a forma de pagamento mais utilizada no e-commerce, representando  50,16% dos pagamentos, o Pix atingiu um patamar interessante de 15,05% das vendas, ultrapassando o boleto bancário, que representou 8,84% das vendas na última Black Friday. O débito, o cashback e o e-wallet representaram, juntos, 25,94% das vendas. 

Esses dados são interessantes porque mostram um aumento expressivo no uso do Pix como modalidade de pagamento em compras online e até em lojas físicas. Muitas lojas concedem um percentual extra de desconto para quem opta pelo pagamento via Pix, o que acaba representando mais um aspecto positivo na escolha dessa modalidade. 

Recentemente, visando trazer ainda mais agilidade para as operações de Pix, o Banco Central promoveu algumas mudanças, como a eliminação da obrigatoriedade de limite por transação. 

Sem dúvida, em 2023, a tendência é que cresça o número de consumidores realizando compras por meio do PIX. Por isso, as empresas devem estar preparadas para oferecer aos seus clientes essa forma de pagamento. 

Fraudes 

Todos os anos são identificadas situações envolvendo tentativas de fraudes durante a Black Friday. Em 2022 não diferiu, e por isso os gestores e consumidores precisam estar atentos. Confira algumas dicas.

Cuidados para os consumidores

  • O consumidor deve evitar realizar compras de lojas desconhecidas.

  • Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail ou WhatsApp.

  • É recomendado monitorar os preços alguns meses antes e acompanhar a sua evolução até a data do evento.

  • Verifique se o site possui cadeado de segurança.

  • Desconfie de promoções e ofertas absurdas. 

Cuidados para as empresas

  • Estruture a política de pagamento.

  • Ofereça modalidades de pagamento, como o PIX.

  • Blinde a segurança do seu site.

  • Fique atento a várias tentativas de compra no mesmo nome.

  • Esteja informado a respeito das principais fraudes da internet e fique pronto para se proteger.

  • Fique de olho em eventuais tentativas de invasão nos servidores do seu e-commerce.

Precificação

A precificação dos produtos é outro ponto importante na gestão de uma empresa que deve ser observado não só durante a Black Friday, mas ao longo de todo o ano.

A correta precificação das mercadorias garante a proteção financeira da sua operação e evita eventuais problemas de caixa. 

Por isso, adote boas práticas de precificação e só faça promoções que correspondam com o seu planejamento financeiro. Você não pode vender um produto por um preço inferior ao custo só porque a concorrência está praticando um preço mais baixo. 

Esteja atento à questão da precificação para evitar problemas maiores para a sua empresa. 

Entregas

Por fim, a Black Friday é um período no qual o volume de compras aumenta consideravelmente. Por isso, as empresas precisam fazer um planejamento logístico que atenda a esse aumento no fluxo dos pedidos e entregas.

Uma das piores experiências que o consumidor pode ter é não receber o seu produto no prazo combinado no ato da compra.

Por isso, aproveite a experiência adquirida na Black Friday de 2022 para melhorar suas estratégias e garantir a entrega no prazo na Black Friday 2023.

Como você viu, além da popularização e do crescimento do PIX, a última Black Friday trouxe percepções importantes sobre a ocorrência de tentativas de fraudes, a importância da precificação correta dos produtos e do planejamento logístico das entregas.

Além disso, notou-se que muitas empresas optaram pela ampliação do período de promoções, diluindo as vendas ao longo de todo o mês de novembro (Black November). Essa pode ser outra ideia interessante para pensar nas estratégias para a Black Friday de 2023.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: