Filosofia de Vida

Filosofia de Vida

Sucessão familiar exige preparo e escolhas no tempo certo, afirma jovem empresário

Aos 28 anos, Thalison Borges dirige a Borges Eletromóveis com o pai, criador da empresa.

Fabiano de Abreu

Terça - 18/08/2020 às 11:35



Foto: Divulgação Thalison Borges
Thalison Borges

Aos 28 anos, Thalison Borges dirige a Borges Eletromóveis com o pai, criador da empresa. Para chegar a este nível, Thalison começou a trabalhar com o pai aos 16 anos para conhecer profundamente a cultura da empresa.

Em diversos casos, mais difícil que erguer um império é mantê-lo. Grandes nomes do varejo e de outros setores desapareceram, uns quebraram, outros foram comprados por empresas maiores. Um dos motivos são os problemas de sucessão familiar.  Dados do IBGE e do Sebrae mostram que 90% das empresas no Brasil são familiares. Elas correspondem a cerca de 65% do PIB e empregam 75% da força de trabalho do país. Entretanto, não basta ser o filho do dono para seguir os passos de sucesso do pai. A família Borges, do Rio Grande do Norte, sabe disso. O filho do dono é o jovem Thalison Borges, que aos 28 anos participa ativamente da gestão da Borges Eletromóveis, grande rede no estado. O pai, Francisco Borges de Andrade, fundador da loja, procurou ensinar o filho desde cedo. "Comecei a trabalhar aos 16 anos de idade, um dia meu pai disse para colocar uma mesinha junto à dele e observá-lo trabalhando para ver como ele fazia", lembra.

Thalison conta que na época, sem nem mesmo saber, fez seu próprio trainee. Por conta própria começou a percorrer todos os setores para aprender. "Desde servir o café, até a parte de logística, as vezes eu trabalhava no setor de finanças, outras no setor de crediário, passei por todos e foi o que me deu consciência do que era a empresa, assim que as coisas começaram a fluir", revela o jovem talento. Para ele, o diferencial na sucessão de cargos e tarefas em uma empresa familiar é entender o tempo certo, além do preparo de quem será o substituto. "Aos poucos, meu pai foi aumentando as minhas responsabilidades, muitas vezes eu achava que sabia e chegava para ele dando opiniões, meu pai me dizia para ir devagar e me explicava. Muitas vezes ele estava certo, por sua experiência, mas também houve diversas ocasiões em que eu estava certo e consegui mostrar". A Borges Eletromóveis hoje tem unidades no Rio Grande do Norte e na Paraíba, além das vendas online para todo o Brasil.

Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

Compartilhe essa notícia: