Crônicas do Brandão

Racismo: Crime hediondo

Por Brandão de Carvalho

Terça - 23/05/2023 às 22:53



Foto: Jessé Guiler, AESP-AG Vini Jr, vítima de racismo na Espanha
Vini Jr, vítima de racismo na Espanha

Não poderia deixar passar “ in albis” estes reprováveis e funestos acontecimentos sofridos sete vezes entre o espaço de dois anos e sete meses por um dos melhores jogadores do mundo , VINICIUS JÚNIOR , atualmente no Real Madrid , um dos maiores times Europeus , que sempre conquistou vitórias graças a garra, técnica , profissionalismo de atletas brasileiros.

Esses lamentáveis acontecimentos são resquícios de dominações de países conquistadores e colonialistas da Europa escravocrata, que ao longo de séculos impuseram uma suposta ascendência sobre as minorias étnicas , que infelizmente também herdamos num passado que deixou marcas indeléveis dessa desgraça do sub humanismo da raça negra.

Particularmente , sempre fui contrário a descriminação racial que oficialmente ainda perdura até mesmo nas documentações pessoais , quanto a cor do indivíduo , também quanto ao gênero de cada um como se fôssemos seres humanos diferenciados no contexto de uma sociedade , cujas leis , em tese, fazem acepção de pessoais.

No meu modo de pensar, temos uma só raça : a HUMANA , poderemos ter diferenças de cor, de altura , ser baixo, ser alto, ser feio ou ser belo , mas isso não serve de pretexto para que possamos desnivelar as pessoas . Os maiores atletas de futebol , do box , das corridas de fórmula 1 , grandes músicos , artistas , cantores , instrumentistas , intelectuais enfim , em todas as categorias , a pessoa negra tem seu lugar de destaque, nas corridas no mundo inteiro, cito aqui a corrida de São Silvestre sempre ganha por corredores africanos.

Esse preconceito desumano, criminoso, embora com legislações duras, é concomitantemente caracterizado por uma turba de verdadeiros vandalismos amorais que se espalham mundo afora.

Imaginemos a humilhação que esse jovem de apenas 22 anos de idade , vem sofrendo continuamente na sua luta de exímio jogador de futebol perante milhares de pessoas que estão ali para torceram pela sua habilidade artística com a bola , fazendo seus gols e deixando em êxtase milhares de torcedores.

Dentre inumeráveis atletas , citaríamos o Rei do Futebol Brasileiro  “ PELÉ”, recentemente falecido , tido no passado como atleta do século , agora reconhecido como atleta do milênio.

Houve na Espanha , por parte dessa massa amorfa de torcedores, um estupro moral ao atleta Vinicius Júnior , esses indivíduos devem sofrer os rigores da lei naquele país , como é tratado o estupro sexual mediante suas rígidas leis!

Que o Governo Brasileiro possa tomar as providências cabíveis através de sua Embaixada e Consulado junto ao Estado Espanhol , cuja atitude já foi reprovada veementemente pelo Presidente Lula da Silva, durante a reunião do G7, que congrega os países economicamente mais ricos do mundo.

Não poderemos ser condescendentes com tamanha bestialidade de um grupo de racistas contumazes que nos fazem lembrar o Nazismo de Adolf Hitlter e o Facismo  de Benito Mussolini com ideais semelhantes contra as minorias , cujas sombras ainda persistem em coexistir num mundo que deveria ser totalmente diferente!

A questão do racismo é um dos malefícios mais hediondos da humanidade , pela simples aparência da cor, por mais honesta que a pessoa possa ser, é motivo de dúvida de sua idoneidade , de sua honra e dignidade…isso acontece quase que cotidianamente no nosso Brasil também , pelo fato de termos historicamente sido escravocratas , através da herança maldita do povo Europeu.

Siga nas redes sociais
Desembargador Brandão de Carvalho

Desembargador Brandão de Carvalho

Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho é escritor, membro da Academia de Letras Jurídicas do Piauí e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado.

Compartilhe essa notícia: