CozinhArte

São Paulo e a gastronomia especializada - Restaurante A Casa do Porco

Domingo - 05/02/2017 às 21:02



Foto: Goretti Mendes Lombo de Porco ao Molho de Maçãs
Lombo de Porco ao Molho de Maçãs

São Paulo é sem dúvidas um lugar surpreendente onde é possível se encontrar coisas inimagináveis e sensacionais.

Na última ida a São Paulo, capital, um lugar próximo ao Edifício Copan, no centro, me chamou a atenção pela especificidade: um bar e restaurante que serve única e exclusivamente carnes suínas.

Na minha cabeça, um local assim seria impossível, insustentável. Imagine um restaurante servir um tipo de carne a qual é ainda esnobada pela maioria das pessoas.

O restaurante

Vista do interior 

Interior do Restaurante

Filas gigantescas de espera na porta do restaurante me chamaram a atenção. Na primeira tentativa a espera era de 2:30h. Desistimos.  No dia seguinte, mais cedo, conseguimos enfrentar uma fila de 1:00h e entramos para desvendar o mistério de tanto sucesso.

O Chef e proprietário, Jefferson Rueda foi premiado internacionalmente (uma estrela Michellin) quando estava à frente do elegante Restaurante Attimo. Começa aí o motivo do sucesso.

Chef Jefferson Rueda

 Chef Jefferson RuedaA Casa do Porco é um restaurante é 100% autoral, ou seja, com cardápios criados sem a preocupação de agradar a nenhuma linha da gastronomia. Sucesso absoluto. Com louvor.

Cardápio

O restaurante trabalha com dois fornos a lenha nos quais são assados e cerca de dois porcos desossados diariamente para se transformarem no carro-chefe da casa, o Porco San Zé.

Uma carne incrivelmente saborosa, de pele crocante, macia e úmida por dentro. O acompanhamento faz parte do show harmoniosamente, tutu de feijão, tartar de bananas, couve e farofa.

Porco San Zé
Porco San Zé

Porco San Zé 

Tartar de bananas
Tartar de Bananas

 Aconselho, porém, não ir direto ao prato principal, as entradas são criações divinas. São para comer com as mãos e compartilhar. Se quiser entrar fundo na aventurar peça “de Tudo um Porco”, por R$100,00 que é servido em oito etapas. Você vai conhecer as mais diferentes e ousadas invenções.

De Tudo um PorcoTorresmo de pancetta + goiabada, Sushi de Papada de Porco + tucupi preto e Virado à paulista com ovo de codorna. 
Pão no Vapor

 Pão no vapor + barriga de porco + cebola roxa + pimenta fermentada

As sobremesas que incluem as técnicas modernas de gastronomia são um show à parte. Ingredientes inesperados e apresentações impecáveis.

Morangos + salsão + suspiro + sorbet de manjericão

Morangos + salsão + suspiro + sorbet de manjericão

Para fechar, um café de grãos especiais, coado na mesa acompanhado de uma bala de doce de leite com bacon, inusitadamente gostosa!

Café

O preço é razoável, não é barato mas não é exorbitante. Pode ser comparado, até para menos, aos melhores restaurante de Teresina. Vale muito a pena a experiência.

Enquanto aguardo voltar à Casa do Porco, vou arriscar em algumas receitinhas dessa carne deliciosa e que agora faz parte do meu leque de preferências. Duas receitas simples e maravilhosas para o dia-a-dia.

Lombo de Porco com Molho de Maçãs

Lombo de Porco com molho de Maçãs e Batatas doce Rústicas

Para o Lombo

Ingredientes (para 04 pessoas)

01 Lombo de porco de mais ou menos 01 Kg

Sal, alho e pimenta do reino à gosto

01 limão siciliano

01 colher, das de sopa, de mostarda

02 colheres, das de sopa, de um bom azeite

Modo de preparar

Temperar o lombo com limão, acrescentar o sal, o alho amassado, a pimenta do reino moída na hora, a mostarda e o azeite. Deixar marinando por no mínimo 01 hora.

Colocar em assadeira e cobrir com papel alumínio. Levar ao forno pré-aquecido e deixar por uma hora. Retirar o papel alumínio e deixar mais meia hora no forno, até ficar corado. Cortar em fatias, regar com o molho de maçãs e servir com as batatas doce rústicas.

Molho de Maçãs

Ingredientes

03 maçãs, descascadas e cortadas em cubos pequenos

01 cebola ralada

03 dentes de alho amassados

Azeite de boa qualidade

200 ml de vinho branco seco

200 ml  de água

Sal e pimenta do reino à gosto

01 colher das de sopa de requeijão cremoso

Modo de Preparar

Refogar o alho e a cebola no azeite, acrescentar as maçãs, o sal, a pimenta e deixar em fogo baixo até soltar a água das maçãs. Quando secar, acrescentar o vinho. Deixar cozinhar para evaporar o álcool e quando começar a secar novamente ir acrescentando aos poucos a água até deixar as maçãs macias ou na consistência desejada. Finalizar com o requeijão. Usar imediatamente sobre o lombo e servir.

Batatas doce Rústicas

02 ou 03 batatas doce

Azeite de boa qualidade

Sal rosa do Himalaia ou sal grosso e pimenta do reino moídos na hora

Ramos de alecrim para perfumar

Modo de Preparar

Lavar bem as batatas com sabão, cortar em gomos, sem descascar.

Regar com um fio de azeite, temperar com o sal e a pimenta moídos na hora e espalhar raminhos de alecrim.

Envolver as batatas com papel alumínio, fazendo um “pacote” e assar no forno pré-aquecido por mais ou menos uma hora ou até as batatas ficarem macias, mas firmes. Pode aproveitar para assar junto com o lombo no forno, em assadeiras separadas.

Lombo de Porco ao Molho de Maçãs

Uma delícia!

Siga nas redes sociais
Goretti Mendes

Goretti Mendes

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Também é especialista em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Piauí. Amante da arte sob qualquer forma de expressão, vê na Gastronomia e na Arquitetura artes que se complementam.

Compartilhe essa notícia: