CozinhArte

Barra Grande na Rota da Gastronomia

Sábado - 24/12/2016 às 19:12



Viajar para o litoral é sempre uma alegria. O clima ameno, o vento gostoso bem diferente do calor nosso de todos os dias em Teresina.

Para a maioria das pessoas o convívio com o mar remete a muita paz. Talvez pela sua grandiosidade ou talvez por nos sentirmos mais próximos da natureza.

A lua em Barra GrandeA lua em Barra GrandeFoto: Goretti Mendes

Em Barra Grande, no Piauí, as paisagens são de tirar o fôlego. É um lugar lindo e rústico. É tão especial que prossegue atraindo o turismo apesar de não possuir nenhuma infraestrutura. A realidade é cruel, as pousadas para continuarem funcionando dependem de carros pipas para o abastecimento de água e os grupos geradores são itens indispensáveis aos empreendimentos para suprirem longos períodos de blackout, nos períodos de alta estação, devido à péssima qualidade da energia elétrica fornecida.

Kite SurfKite SurfFoto: Goretti Mendes

Dificuldades à parte é um lugar encantador que agrada às mais diversas tribos, seja pelos ventos perfeitos para quem gosta praticar o kite surf, seja pela busca de um contato maior com a natureza. A paz promovida pela amplidão da paisagem nos faz esquecer o resto do mundo e nos deixa "zerados", prontos para enfrentarmos os novos desafios do cotidiano. 

Kite surfKite surfFoto: Goretti Mendes

 Durante o dia encontramos praias salpicadas e coloridas pelos kites, na sua maioria, pilotados por estrangeiros descobridores do paraíso.

Algumas praias permanecem desertas e nelas a liberdade de caminhar, respirar o ar puro, ouvir o barulhinho bom do mar são isentas de olhares e comentários, uma delícia para quem não gosta de se sentir uma vitrine.

Praia deserta

Praia deserta                                                                                                Foto: Goretti Mendes

À noite Barra Grande é mágica. As ruelas que durante o dia são desertas se transformam em locais de encontro e ficam repletas de pessoas bonitas e bronzeadas dos mais diferentes lugares do mundo falando em línguas de várias nacionalidades. É uma festa, bares e restaurantes muito charmosos surpreendem pela música ao vivo, de extremo bom gosto, pelo aconchego do uso de materiais rústicos e surpreendem muito mais pela qualidade da comida que é de nível internacional.

Ruas de Barra GrandeRuas de Barra GrandeFoto: Goretti Mendes
Á noiteÁ noiteFoto: Goretti Mendes

Chefs brasileiros e estrangeiros se estabeleceram em Barra Grande e sem dúvidas o local está se transformando em um polo gastronômico. A qualidade e apresentação dos pratos superam as expectativas.

Na Pousada Manati o restaurante é conduzido pelo Chef Leonardo Sousa, natural de Teresina. Léo, como é conhecido, foi Chef do Hotel Rio Poty em Teresina e tem a alquimia essencial aos grandes Chefs de cozinha. Com uma maneira simples e também sofisticada de cozinhar ele emana o amor pela cozinha transformando os frutos do mar em iguarias deliciosas.

Leonardo e GorettiLeonardo e GorettiFoto: Goretti Mendes

Com muita generosidade, sem reservas, com a certeza do domínio sobre o seu ofício, o Chef Léo nos cedeu duas das receitas mais disputadas do restaurante, com todos os truques e segredos.  

O Filé de Pescada ao Molho de Camarões, que apesar de ser um prato muito conhecido, preparado por ele tem um sabor especial, é um dos melhores que já experimentei, com um molho cremoso e incorporado ao peixe. 

A segunda receita é uma entrada, a Lagosta ao Alho e Ervas. Essa é para se comer rezando. Quem diz que não acha graça em lagosta é porque nunca comeu essa preparada pelo Léo. 

Experimentem. Vale muito a pena.

Peixe ao Molho de CamarõesPeixe ao Molho de CamarõesFoto: Goretti MendesPeixe ao Molho de CamarõesFilé de Pescada ao Molho de CamarõesFoto: Goretti Mendes

FILÉ DE PESCADA AO MOLHO DE CAMARÕES

400 g de filé de pescada

Sal e pimenta à gosto

Azeite

MODO DE PREPARAR O PEIXE

Colocar o azeite na frigideira, deixar esquentar bem e colocar o peixe para fritar. Reservar.

MOLHO DE CAMARÕES

200g de filé de camarão fresco

50ml de azeite de dendê

100 ml de leite de coco

200ml de creme de leite

2 dentes de alho amassados

1 cebola picada fina

Pimentão amarelo, pimentão verde e pimentão vermelho picados

Coentro e cebolinha picados finamente

MODO DE PREPARAR O MOLHO

Aquecer bem o azeite de dendê em uma panela e deixar esquentar bem, colocar o alho, deixar dourar. Acrescentar a cebola e refogar um pouco. Juntar os pimentões e refogar um pouco mais.

Juntar os camarões temperados só com sal. Mexer bem e deixar refogar uns cinco minutos. Colocar o leite de coco, quando ferver acrescentar o creme de leite. Deixar ferver mais ou menos 30 minutos. Para finalizar, juntar o cheiro verde (coentro e cebolinha). Arrumar o peixe em um prato fundo e regar o molho por cima.

Servir acompanhado de arroz branco e farofa.

Lagosta ao Alho e ErvasLagosta ao Alho e ErvasFoto: Goretti Mendes

LAGOSTA AO ALHO E ERVAS

400 g filés de lagosta

2 dentes de alho amassados

Sal à gosto

Azeite para fritar.

MODO DE PREPARAR A LAGOSTA

Temperar a lagosta com sal, alho amassado e deixar descansar por uns quinze minutos.

Colocar o azeite em uma frigideira e quando estiver bem quente fritar rapidamente a lagosta. Reservar.

MOLHO DE ERVAS

1 colher, das de sopa, de alecrim

1 colher, das de sopa, de estragão

1 colher, das de sopa, de salsa desidratada

4 dentes de alho em lâminas finas

4 colheres, das de sopa, de azeite

MODO DE PREPARAR

Aquecer bem o azeite e colocar o alho laminado. Quando o alho dourar e ficar crocante, acrescentar o alecrim, o estragão e a salsa. Refogar com cuidado para não queimar o alho. Juntar a lagosta, misturar rapidamente. E servir com molho de mostarda e farofa (feita ao seu modo).

MOLHO DE MOSTARDA

1 colher, das de café de mostarda

3 colheres, das de sopa de molho shoyu

1/2 colher, das de café de orégano

Misturar tudo e colocar em uma molheira.

Servir imediatamente.

Siga nas redes sociais
Goretti Mendes

Goretti Mendes

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Também é especialista em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Piauí. Amante da arte sob qualquer forma de expressão, vê na Gastronomia e na Arquitetura artes que se complementam.

Compartilhe essa notícia: