Na evolução dos negócios de alimentação estão surgindo restaurantes com espaços híbridos. Às vezes ocupando apenas um cantinho emprestado de alguma loja ou de maneira mais interessante, alguns restaurantes fazem parte da própria loja. São as chamadas “lojas conceito”. Estas lojas trabalham para desenvolver experiências sensoriais e investem na interatividade e na individualização do atendimento.
Para fazer com que as experiências sejam diferenciadas os empreendedores investem também em design, arquitetura e ambientação.
Esse conceito faz com que os espaços fiquem mais interessantes e diferentes de tudo o que já visitamos. Frequentá-los nos leva a uma experiência nova, nos desperta a emoção e o mais incrível, nos concede a verdadeira sensação da vivência do ambiente.
Recentemente em visita à Pirenópolis, no Estado de Goiás, a pouco mais de 100 km de Brasília, descobri que é uma cidadezinha muito charmosa com ruas inteiras de casarios do século XXVIII que abrigam dezenas de lojinhas de roupas, artesanatos, artes e restaurantes.
O Restaurante Bacalhau da Bibba é uma loja conceito. É na verdade um antiquário. As mesas do restaurante são dispostas como vitrines nas várias salas e todas as peças, como pratos, talheres, copos, quadros e inclusive as mesas e as cadeiras que estão em exposição e em USO podem ser adquiridas pelos clientes. É uma experiência diferente e inusitada onde você pode vivenciar o lugar, pode pegar e usar qualquer peça da loja. O clima de interatividade faz toda a diferença.
A beleza e sofisticação das antiguidades, que são peças de muito bom gosto, fazem jus à comida servida que é de ótima qualidade. Lá é servido somente bacalhau. O cardápio não é extenso, uma meia dúzia de pratos com bacalhau, mas o dono do restaurante garante que se você não gostar não precisa pagar. Ao final, a conta é paga com louvor. O bacalhau é delicioso, perfeito.
É servido somente bacalhauFoto: DivulgaçãoTalvez poucas pessoas conheçam, mas, em Teresina também existem restaurantes conceito. Um deles é a Ollik Bistrô.
A boa surpresa foi descobrir que a proprietária da Ollik é uma arquiteta amante da gastronomia. Mais uma vez o encontro arquitetura e gastronomia. Tatiana Firmato Fortes é mineira e mora há bastante tempo no Piauí. É Chef autodidata e responsável pela criação do cardápio e dos pratos da Ollik. Faz isto com maestria. O cuidado com a boa qualidade dos ingredientes, as combinações ousadas, os sabores diferentes e as apresentações dos pratos são obras de arte maravilhosamente simples e ao mesmo tempo sofisticadas. Sem medo de errar, todos os pratos são deliciosos.
O nome Ollik já remete ao conceito do Bistrô, quer dizer “Diferente” em língua suíça. É realmente diferente, acolhedor e interativo. Considero-o um dos restaurantes mais charmosos da cidade. Literalmente integrado a uma loja, suas mesas são dispostas ao lado de objetos de arte e de decoração e ao sentarmos para degustar a “Cartela de Sabores”, como é chamado o cardápio, a sensação é de saborearmos e respiramos beleza e arte.
Cada iguaria sugerida na Cartela de Sabores traz uma descoberta inusitada de mistura de ingredientes que se harmonizam perfeitamente. Um dos sanduíches mais famosos na Ollik é o “Van Gogh”. Geralmente é acompanhado de sucos naturais como o suco de manga, limão siciliano e folha de siriguela ou o suco de uva, tangerina e pimenta dedo-de-moça. As misturas são diferentes e agradam aos mais exigentes paladares.
Apresentamos a seguir,, de maneira inédita, duas receitas que são os carros-chefe do Cardápio de Sabores da Ollik e que nos foram gentilmente cedidas pela proprietária Tatiana Firmato.
SANDUICHE VAN GOGH
Ingredientes:
Pão Sírio
Rosbife de filé mignon
Fatias de queijo brie
Damasco fatiado
Cebola caramelizada
Aface
Tomate cereja
Mostarda em grãos
Molho Ollik (vendido no bistrô).
Montagem do sanduíche:
Corte o pão sírio no sentido do comprimento, passe a cebola caramelizada, coloque o rosbife. Em seguida, coloque as fatias de queijo Brie e o damasco fatiado. Feche o pão e unte com manteiga. Leve ao fogo numa sanduicheira até tostar.
Montagem do prato:
Com a ajuda de uma forminha redonda, monte uma saladinha com a alface, o tomate cereja. Coloque o sanduiche e finalize com a mostarda em grãos. Numa molheira individual, coloque o molho Ollik.
CHÁ GELADO DE FRUTAS VERMELHAS
02 Colheres (de medida) de Chá de frutas Tee Gschwendner (chá germânico, vendido na Ollik)
01 xícara (das de chá) de água quente
04 unidades de morangos frescos (reservar 01 para a decoração)
O suco de 01 limão Siciliano
Gelo picado
Modo de preparar:
Fazer a infusão do chá em água quente por cinco minutos. Retirar a infusão e bater o líquido com 03 morangos, o suco do limão Siciliano e o gelo.
Decorar com o morango reservado fatiado e servir.
Goretti Mendes
Mais conteúdo sobre:
#CozinhArte