CozinhArte

Prove um Pouco de Tudo

Domingo - 27/11/2016 às 15:11



Foto: Goretti Mendes Balcão de saladas
Balcão de saladas
Frases de gastronomiaFrases de gastronomiaFoto: Internet

Os restaurantes tem origem na França do século XVIII. O primeiro restaurante é atribuído a um homem conhecido como Monsieur Boulanger, o “Senhor Padeiro”. Ele abriu um estabelecimento perto do Louvre no qual inseriu em sua fachada uma placa com os seguintes dizeres “Boulanger vende restauradores divinos”. Anunciava e vendia sopas ou “caldos” restauradores ou restaurantes, (em francês, Restaurant). Fez um grande sucesso no meio dos frequentadores da noite parisiense.

Outra versão da história atribui o surgimento do primeiro restaurante a um outro francês chamado Rose de Chantoiseau, em 1766. Percebe-se que não é à toa que Paris é considerada a capital gastronômica mundial.

Vários são os conceitos de restaurantes modernos. Um dos mais interessantes é uma invenção relativamente recente que surgiu para facilitar a vida das pessoas, o self-service.

Self-serviceSelf-serviceFoto: Goretti Mendes

Com as mulheres cada vez mais inseridas no mercado de trabalho cresce a tendência da terceirização dos serviços domésticos, antes atribuídos às mulheres e isso favorece o surgimento dos restaurantes tipo self-service. Outros tipos de serviços também passaram a ter versões tipo self-service como lavanderias, supermercados, caixas eletrônicos, postos de combustíveis, etc.

Extremamente práticos, os restaurantes tipo self-service não oferecem opções de escolhas de comidas em cardápios, estas são expostas em balcões ou mesas onde as pessoas se servem à vontade e paga pelo peso do que consumir. Este sistema requer um número menor de funcionários e une o útil ao agradável: refeição rápida, com pouco desperdício e com preço justo.

Balcão de saladasBalcão de saladasFoto: Goretti Mendes

Vamos selecionar os três melhores e mais tradicionais restaurantes no estilo self-service de Teresina e hoje nas próximas semanas vamos apresentar as histórias, e os segredos de bastidores de cada um.

 Ao final, compartilharemos duas receitas consideradas carros-chefe de cada restaurante. São receitas completas e originais cedidas generosamente por cada um deles.Balcão de sobremesas

Balcão de sobremesas                   Foto: Goretti Mendes

A seleção dos restaurantes foi feita baseada na qualidade das comidas, na qualidade dos ingredientes utilizados e na qualidade e aconchego dos ambientes.

O mais tradicional e um dos primeiros restaurantes self-service de Teresina é o Restaurante Pappardelle.

Fundado em 1995, pelo casal Dalva e Joaquim Bento. Ela é de descendência mineira, e ele de descendência portuguesa.

A família Bento, o Sr Joaquim, a Sra Dalva e Igor, o filho do casal, trabalha unida fazendo com que o restaurante tenha características que o diferencia de muitos outros.

A supervisão dos serviços fica por conta de cada membro da família. Diariamente eles são presenças certas em uma das mesas do restaurante que fica logo na entrada. De lá saboreiam as delícias do dia, dão palpite sobre o que foi servido e recebem os clientes com sorrisos e com cumprimentos de boas vindas. O clima é aconchegante, em cima de cada mesa há sempre um singelo arranjo de flores. Tudo pensado para que todos se sintam em casa.

Arranjo sobre a mesaArranjo sobre a mesaFoto: Goretti Mendes

Arranjos para as mesas

Arranjos para as mesas     Foto: Goretti Mendes 

As ricas culturas com tradição em culinária, a mineira e a portuguesa, fazem um tremendo sucesso traduzido nas delícias que são apresentadas aos clientes todos os dias.

O controle de qualidade dos produtos e o uso de ingredientes naturais fazem a diferença. No Parppardelli a maioria dos produtos utilizados no preparo dos pratos é proveniente de cultivos orgânicos. As ervas que dão sabor aos preparos dos pratos são trazidas em grande parte de São Paulo e são desidratadas por métodos naturais pela equipe do próprio restaurante. O delicioso tomate seco e a massa do famoso Rondelli  lá servidos também são produzidos no restaurante.

SaladaSaladaFoto: Goretti Mendes
Igor e Goretti MendesIgor e Goretti MendesFoto: Goretti Mendes

 Torta de Amêndoas

Torta de Amêndoas                                                                    Foto: Goretti Mendes

Bacalhau com Natas

Bacalhau com Natas          Foto: Goretti Mendes

BACALHAU COM NATAS

Ingredientes

300g de bacalhau demolhado

200g de batata palito frita

200g de cebolas cortadas em rodelas

100g de molho branco

100ml de creme de leite

100gr de mussarela

50ml de azeite

Louro

Sal

Pimenta do Reino

Modo de preparar:

Corte a batata em palitos, frite e reserve. 

Aqueca o azeite. Acrescente a cebola, louro e frite até murchar.

Acrescente o bacalhau e refogue por 7 minutos.

Acrescente a batata palito. Reserve.

Faça o Molho Branco da sua preferência, espere ferver, desligue o fogo e acrescente o creme de Leite, o sal e pimenta do Reino a gosto.

Misture ao bacalhau e coloque em uma travessa.

Cubra com a mussarela e leve ao forno a  200°C por 15 minutos ou até dourar.

Servir quente.

RondelliRondelliFoto: Goretti Mendes

RONDELLE

Ingredientes:

 Massa de Lasanha Pré-Cozida feita com (3 ovos, 700g de Farinha de Trigo, 40g de Sal, 400ml de Água)

 Queijo muçarela (240g)  - obs.: 8 fatias – 2 mm

 Presunto (220g)   - obs.: 8 fatias – 1,5 mm

 Molho branco (use a sua receita)

 Queijo Ralado (50g)

 Modo de preparar:

1.Preparando a massa de lasanha: Mistura-se o trigo com os ovos e fica mexendo até começar a ter textura de massa  e nesse meio tempo coloca-se água para a mistura ir ficando ao ponto;

2. Com a massa pronta, estica-se no rolo até ficar uniforme abrindo-a;

3. Cortar em folhas de 28x28cm 

4. Pega-se a folha de massa e cozinha em água quente para cozinhar

5. Coloque a massa em uma superfície limpa e distribua as fatias de queijo e presunto. São 8 fatias de cada componente espalhadas uniformemente por uma metade da folha. 

Empilha-se as fatias de  presunto sobre o queijo; são duas fileiras de 04 fatias em pilhas. Cada pilha contém 1 fatia de queijo e 1 de presunto.

6. Enrolar como um rocambole e fatiar.

7. Disponhas os “rolinhos” em um refratário, cubra como molho branco e queijo ralado.
8. Leve ao forno por 12 minutos a 200C

Provando de tudo um poucoProvando de tudo um poucoFoto: Goretti Mendes

Uma gostosura!

Siga nas redes sociais
Goretti Mendes

Goretti Mendes

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Também é especialista em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Piauí. Amante da arte sob qualquer forma de expressão, vê na Gastronomia e na Arquitetura artes que se complementam.

Compartilhe essa notícia: