CozinhArte

Medalhas de ouro para a arquitetura, design e gastronomia nas olímpiadas do Rio

Sábado - 10/09/2016 às 11:09



Foto: Divulgação Fusilli com pesto de Pão ralado
Fusilli com pesto de Pão ralado

Um projeto espetacular reuniu os expoentes da Arquitetura, do Design e da Gastronomia para as olimpíadas no Rio de Janeiro.

O mentor do projeto é o renomado chef curitibano David Hertz, um ativista do movimento de gastronomia social no Brasil, premiado mundialmente. Ele é o responsável pela Gastromotiva, que, com o intuito de promover a inclusão social, oferece cursos de Capacitação em Cozinha para pessoas carentes.

FotoDavid Hertz
Foto: Divulgação

Tendo como exemplo o Reffetorio Ambrosiano, um projeto semelhante ao ReffetoRio, instalado no subúrbio de Milão durante a Expo Milano 2015 e criado pela ONG Food for Soul, Hertz teve a ideia de trazer a experiência para as olimpíadas no Rio de Janeiro.

Com o apoio do Chef número um do mundo, Massimo Bottura, responsável pelo Reffetorio Ambrosiano de Milão, na Itália, o Restaurante ReffetoRio foi inaugurado em Agosto passado.

FotoDavid Hertz e Massimo Bottura
Foto: Divulgação

Com parcerias importantes como a Prefeitura do Rio, que cedeu o terreno, teve também o apoio de voluntários de renome como o escritório Metro Arquitetos, autores do projeto, os Irmãos Campanas que idealizaram o mobiliário, Vik Muniz, a cenografia e mais dezenas de chefs consagrados nacional e internacionalmente. Juntos tornaram possível o empreendimento de primeiríssima qualidade que, não apenas tem o intuito de saciar a fome, mas também, de resgatar a dignidade das pessoas que moram na rua.

RestauranteMassimo Bottura (camiseta preta) em ação dentro do Refettorio Gastromotiva. David Hertz está à esquerda – (REFETTORIO-GASTROMOTIVA_AngeloDalB).

Foto: Divulgação

A ideia é produzir refeições elaboradas por chefs de renome, brasileiros e estrangeiros, gratuitamente, para pessoas carentes. Mais interessante ainda, refeições são servidas pelos próprios chefs. Os ingredientes são sobras de frutas, legumes e verduras que mesmo em bom estado, seriam descartados e jogados no lixo da Vila Olímpica.

É um trabalho social importantíssimo e para a grata surpresa de todos terá continuidade após as olimpíadas. O restaurante funcionará em dois formatos que traduzem a essência da brilhante ideia da gastronomia social: no almoço o restaurante será aberto ao público e as refeições serão pagas. À noite ficará reservado às pessoas carentes e as refeições serão gratuitas. Os clientes que pagam o almoço participam do trabalho social financiando o jantar das pessoas menos favorecidas.

FotoPas Scheafer_Refettorio-Gastromotiva_crédito-Monique-Paoletti

Foto: Divulgação
FotoREFETTORIO-GASTROMOTIVA_AngeloDalBo

Foto: Divulgação
Fusilli com pesto de Pão raladoFusilli com pesto de Pão ralado
 Uma das receitas desenvolvidas pelo Chef Massimo Bottura para o Reffetorio Ambrosiano na Expo Milano 2015 (site: http://www.wsj.com/articles/massimo-botturas-recipe-for-fusilli-with-breadcrumb-pesto-1453391477)
Foto: Divulgação

FUSILLI COM BREADCRUMB PESTO (Fusilli com pesto de Pão ralado)

Tempo total: 20 minutos Serve: 4-6

•          sal e pimenta do reino

•          4 dentes de alho

•          1 xícara de azeite, ou mais, se necessário

•          ½ pão francês ralado

•          2 colheres de sopa de água gelada, ou mais, se necessário

•          3 xícaras de misturas de ervas suaves, tais como manjericão, salsa e hortelã

•          1 ½ xícaras de raspas de queijo Parmigiano Reggiano, ou mais, se desejar

•          500 g de fusilli

Modo de preparar

1. Leve uma panela média com água e um punhado de sal para ferver em fogo alto. Enquanto isso, em um processador de alimentos ou liquidificador, triture no modo pulsar, os dentes de alho e, com o motor em funcionamento, coloque o azeite aos poucos.  Adicionar o pão ralado, água gelada e as ervas, e processar até formar uma pasta. (Se ficar muito espesso, coloque um pouco mais de água.) Adicione o queijo e bata novamente para formar uma pasta verde clara. Tempere o pesto com sal e pimenta. Reserve.

2. Adicione a massa de água fervente. Cozinhe de acordo com as instruções da embalagem, até apenas tímido de al dente. Escorra, reservando 1 xícara de água de cozimento.

3. Coloque ¾ xícara reservados água de cozimento em uma panela grande em fogo alto. Depois de ferver, retire a panela do fogo e bata os ¾ de água de cozimento até ficar emulsionada. Adicionar macarrão escorrido para e misture até macarrão ficar revestido em um molho cremoso. Adicione então o pesto, conforme necessário. (Guardar o pesto que sobrar para usar em outra receita). Cubra  queijo ralado na quantidade que desejar. Sirva imediatamente.

Goretti Mendes

Goretti Mendes

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Também é especialista em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Piauí. Amante da arte sob qualquer forma de expressão, vê na Gastronomia e na Arquitetura artes que se complementam.

Mais conteúdo sobre:

#Gastronomia
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: