CozinhArte

Barra Grande (2): Gastronomia Internacional

Sábado - 07/01/2017 às 12:01



Foto: Divulgação Barra Grande(PI)
Barra Grande(PI)
Nível de apresentação dos pratosBeleza na apresentação dos pratosFoto: Goretti Mendes

 Barra Grande tem um “não sei o quê” de charme que é impossível não se sentir encantado, seja pela rusticidade surpreendentemente sofisticada ou simplesmente pela calmaria, lugar sem pressa  que dá um “off” na correria do dia a dia e nos deixa em estado de graça.

Kite em Barra GrandeKite em Barra GrandeFoto: Goretti Mendes

Na última década esse lugarzinho no meio do mundo (não é o fim do mundo não) tem atraído os olhares de pessoas de diversas nacionalidades. É muito comum se ouvir várias línguas nos diversos lugares charmosos existentes por lá.

O turismo em Barra Grande é focado no Kite surf. Na sua grande maioria pessoas jovens, corpos atléticos, bronzeados, sem a malícia encontrada em alguns grupos turísticos observados em outras cidades do Nordeste do Brasil.

 Este é um diferencial, em Barra Grande os pontos de encontros da noite são regados a boa música, boa comida, cenas de famílias e grupos de bate-papo de alto astral.

Alguns são atraídos pela beleza do lugar, outros vislumbram também uma oportunidade de ganhar dinheiro, de ter uma qualidade de vida melhor. Muitos largaram tudo em seus locais de origem e se instalaram em Barra Grande.

Menino e o KiteO Menino e o sonho do KiteFoto: Goretti Mendes

Fico imaginando como este intercâmbio cultural está transformando e vai transformar muito mais a vida dos nativos. Sem nenhum cuidado, sem planejamento estratégico de preservação da cultura local... Seja o que Deus quiser.

Menu DegustaçãoMenu DegustaçãoFoto: Goretti Mendes

Em Barra Grande podemos encontrar pães, pizza e sorvetes feitos artesanalmente por europeus e semelhantes aos que encontramos na Europa, de primeiríssima qualidade. Restaurantes que surpreendem pelo requinte, pela beleza na elaboração dos pratos e principalmente pela qualidade e sabores destes.

CevicheCevicheFoto: Goretti Mendes

 Pão maravilhosoPão artesanal                                                                 Foto: Goretti Mendes

Não é exagero afirmar que a qualidade do que é servido em Barra Grande supera as opções que temos em Teresina.

La CozinhaLa CozinhaFoto: Goretti Mendes

 O restaurante mais interessante que conheci em Barra Grande foi o “La Cozinha”, comandado pelo Chef Herve.

O biótipo europeu não nega a origem belga. Herve é formado em Gastronomia na Bélgica onde trabalhou em diversos restaurantes. Praticante de Kite surf, veio para o Brasil, para Jericoaquara, no Ceará e lá “ficou sabendo” que existia um lugar especial para o Kite chamado Barra Grande.  No Piauí é assim, pouca ou nenhuma divulgação dos seus lugares turísticos.

Herve não só encontrou aqui o paraíso do Kite como também vislumbrou a possibilidade de fugir da crise europeia e montar um restaurante no local. Paradoxalmente, para nós que vivemos reclamando e que estamos constantemente em crise, deu muito certo, a casa já faz sucesso há cinco anos.

Herve e GorettiHerve e GorettiFoto: Goretti Mendes

 Acesso ao RestauranteAcesso ao Restaurante                                                                                                           Foto: Goretti Mendes

Estrutura em MadeiraEstrutura em Madeira                                                                                                             Foto: Goretti Mendes

Logo na entrada, uma horta, mesmo com a dificuldade de não ter abastecimento de água na cidade, com as mais variadas ervas e hortaliças que Herve usa na preparação de suas criações na cozinha. Imaginem pratos preparados com tudo fresquinho.

HortaHortaFoto: Goretti Mendes

AlcachofraAlcachofra                                                                                                             Foto: Goretti Mendes 

Erva doceErva doceFoto: Goretti Mendes

Herve, delicadamente contido como é o jeito europeu de ser, abriu as portas da sua cozinha e nos presenteou com duas receitas escolhidas por ele. São receitas simples, muito leves e deliciosas.

As duas receitas fazem parte do cardápio do restaurante, a primeira é uma receita de família e se chama “Peixe da Minha Mãe”. Um peixe com gosto de peixe, sem muitos artifícios, com o molho de um perfume inesquecível, sensacional.

A segunda receita é o acompanhamento para o "Peixe da Minha Mãe", um “Espaguete de Abobrinhas e Cenouras” regado com molho de limão e ervas de dar água na boca. Melhor ainda é poder comer os dois, sem culpas.

Peixe marinadoPeixe marinadoFoto: Goretti Mendes

Peixe da Minha Mãe

Ingredientes para o peixe:

200g de Robalo

Azeite de boa qualidade

01 limão

Pimenta calabresa à gosto

Sal à gosto

04 tomates maduros e firmes

Cebolinha

½ cebola picada

Metade de um dente de alho

Pimenta do reino à gosto

Modo de Preparar:

Marinar o peixe por 01 hora com o limão, 01 colher, das de sopa, de azeite, sal e pimenta calabresa.

Com os tomates fazer uma compota da seguinte maneira:

Cortar superficialmente a pele dos tomates em cruz. Fazer uma imersão dos tomates em água fervendo por 40 segundos e depois coloca-los em água gelada por 01 minuto. Retirar a pele dos tomates e cortar miudinho. Reservar.

Em uma panela, colocar um pouco de azeite, a cebola picada, deixar refogar, acrescentar o alho amassado, o sal, a pimenta do reino. Juntar os tomates e deixar cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 40 minutos sem acrescentar água. Fica um purê espesso.

Colocar o peixe marinado em uma panela tipo Le Creuset ou em uma panela de cerâmica que possa ir ao forno. Cobrir com a compota de tomates fervente, tampar e levar ao forno a 175º C por 10 a 12 minutos.

Peixe coberto com a compota de tomates
Peixe coberto com a compota de tomatesFoto: Goretti Mendes
Foto: Goretti Mendes

                   Abobrinha e cenoura em fios longosAbobrinha e cenoura em fios longos                                                       Foto: Goretti Mendes

Espaguetti  de Cenouras e Abobrinhas

Ingredientes para o Espaguetti:

01 abobrinha

01 cenoura

Pimenta do reino

sal

Azeite de boa qualidade

Ingredientes para o azeite de ervas:

Azeite e limão na proporção de 3 ou 4 medidas de azeite para 01 medida de limão

Manjericão

Cheiro verde

Salsinha

Modo de preparar

Cortar a abobrinha e a cenoura em fios longos e finos.

Deixar aquecer bem a panela, colocar azeite, sal e pimenta à gosto. Refogar rapidamente (por mais ou menos por ½ minuto) sacudindo a panela de vez em quando. Regar com azeite de ervas. Refogar rapidamente, salpicar com manjericão picado e servir com o peixe e arroz integral.

Peixe da Minha Mãe, prato completoPeixe da Minha Mãe, apresentação do prato completoFoto: Goretti Mendes

Siga nas redes sociais
Goretti Mendes

Goretti Mendes

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Também é especialista em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Piauí. Amante da arte sob qualquer forma de expressão, vê na Gastronomia e na Arquitetura artes que se complementam.

Compartilhe essa notícia: