Blog do Fábio

Blog do Fábio

UFPI entra em clima de campanha para a reitoria

“Fortalecer, conectar e inovar”: André Macêdo (reitor) e Carlos Sait (vice-reitor) iniciaram a campanha

Fábio Teles

Terça - 28/07/2020 às 23:07



Foto: Divulgação André Macêdo e Carlos Sait  iniciam campanha à reitoria da UFPI
André Macêdo e Carlos Sait iniciam campanha à reitoria da UFPI

“Fortalecer, conectar e inovar”, com esse slogan, os professores André Macêdo (candidato a reitor) e Carlos Sait (candidato a vice-reitor) iniciaram a campanha voltada à reitoria da Universidade Federal do Piauí. Os candidatos da Chapa 04 são apoiados pelo atual reitor Arimateia Dantas e apresentaram parte de suas propostas em uma live que ocorreu neste domingo (26) nas redes sociais, sem a presença de aglomeração.


Para o professor André Macêdo, que exerceu o cargo de Pró-reitor de Planejamento entre 2015 e 2020, a governança precisa ser inovada sempre, principalmente, no aspecto administrativo. “É necessário uma governança moderna, a UFPI avançou muito nos últimos anos nesse sentindo, um esforço coletivo de toda pró-reitoria de planejamento. Queremos fortalecer isso ainda mais, conectando as unidades e desburocratizando os processos”, concluiu o candidato.

Já o candidato a vice-reitor, Carlos Sait, falou, durante o lançamento da chapa, sobre o compromisso de incluir os diversos grupos sociais. “É necessário desenvolver ações que combatam formas de violências e desigualdades que possam ser reproduzidas dentro do espaço universitário, posicionando-nos incondicionalmente em defesa da diversidade humana, do respeito a todas as pessoas e da inclusão dos grupos mais vulnerabilizados”, afirmou Carlos Sait.

A consulta à comunidade acadêmica ocorrerá no dia 12 de agosto. Docentes, técnicos e discentes da instituição podem votar.

Perfil dos candidatos

Candidato a reitor, André Macêdo é Bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Engenharia Elétrica e Doutor em Engenharia da Computação. Professor Associado do Departamento de Computação da UFPI, docente permanente dos Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, atuou como membro do Conselho Departamental do Centro de Ciências da Natureza, foi Subcoordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação e também foi diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação. André Macêdo exerceu, entre 2015 e 2020, o cargo de Pró-Reitor de Planejamento da instituição.

Já o candidato a vice-reitor, Carlos Sait, é graduado em Geografia pela UFPI, mestre e doutor pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi subchefe do Departamento de Geografia e História (DGH), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI.  Participou da construção da APCN do Curso de Mestrado em Geografia, a qual fora aprovada em 2011. Após a aprovação, passou a atuar como professor permanente. Em 2013, além de tornar-se sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense, assumiu o cargo de Vice-Diretor do CCHL. Em 2016, foi eleito Diretor do CCHL com mandato de quatro anos a partir de março de 2017.

Fonte: Roberta Rocha / Christhian Sousa

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Compartilhe essa notícia: