Blog do Fábio

Blog do Fábio

Piauí Conectado lança Wifi gratuito

A rede é a Piauí Conect, internet dedicada, com velocidade de 40 mbps

Fábio Teles

Sexta - 13/03/2020 às 11:18



Foto: Divulgação Wifi gratuito
Wifi gratuito


A Piauí Conectado lançou nessa quinta-feira (12) em parceria com o Governo do Estado a rede Piauí Conect, programa que disponibiliza wifi gratuito para uso da população nas praças e espaços públicos do Estado. Nesta primeira etapa, 18 praças foram contempladas em Teresina. Até o fim do ano, ao todo, serão cerca de 200 pontos de internet livre instalados nas 98 cidades que serão contempladas pelo projeto Piauí Conectado.

A solenidade de inauguração aconteceu na Praça Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, e contou com a presença do presidente da Globaltask, Edson Ribeiro, empresa controladora da SPE Piauí Conectado. Ele explica que a implantação dos Pontos de Atendimento Público (PAP), como é chamada a rede Piauí Conect, é uma das fases do contrato de Parceria Público-Privada firmado com o Governo. A internet fornecida pela empresa é dedicada, com velocidade de 40mbps e estará disponível 24h.

“Estamos criando uma infraestrutura tecnológica, uma plataforma digital, para conectar 98 municípios do Estado, através de 5 mil km de fibra óptica. Vai servir basicamente para as unidades administrativas do Estado, porém existe uma contra fase do projeto, que é o atendimento à população, através das praças de wifi que estamos inaugurando hoje. São dois projetos dentro de um”, explica.

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), Antônio Torres, que também esteve presente na inauguração, explica que o objetivo é democratizar o acesso à internet. “O papel da Piauí Conectado é disponibilizar para população um meio para que ela possa fazer uso da rede. O projeto chegou às cidades do interior, em que o acesso era muito difícil e hoje não existe mais esse problema. A intenção é continuar ampliando os serviços. Esperamos que a população use, aproveite e tenha grande benefício a partir disso”, frisa.

Além da praça do bairro Vermelha, a Piauí Conect também está ativada nos Parques Potycabana e Zobootânico; Praça da Bandeira; Praça Pedro II; Praça do Clube do Gari; Praça do Conjunto João Emílio Falcão; Praça do Bairro Renascença; Praça do Parque Vitória; Praça embaixo da Ponte Juscelino Kubitschek; Praça Sifrônio; Praça do Terminal de Ônibus do Bairro Mário Covas; Praça da Vila Operária; Central de Artesanato Mestre Dezinho; Praça do Bela Vista; Praça do Ginásio Mário Covas; Praça Firmina Sobreira; e Complexo da Ponte Estaiada.

Segurança de dados

O presidente Edson Ribeiro garante ainda a segurança de dados dos internautas que se conectarem à Piauí Conect. “É um sistema muito seguro. Inclusive, ele está preparado para atender a Lei Geral de Proteção de Dados, que vai estar vigente no nosso país a partir de agosto. Então aquele cidadão que se conectar à nossa rede, vai ter a certeza e segurança que estará em um ambiente seguro.

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Compartilhe essa notícia: