Blog do Fábio

Blog do Fábio

Pequenos negócios do Piauí já enfrentam queda no faturamento

Sebrae: junto aos empresários, disponibilizando todo o apoio necessário, por meio das diferentes plataformas de atendimento

Fábio Teles

Sexta, 03/04/2020 às 20:24



Foto: Divulgação “Como Sua Empresa Pode Reagir ao Coronavírus” – Portal Sebrae
“Como Sua Empresa Pode Reagir ao Coronavírus” – Portal Sebrae

Os primeiros dias de restrição à circulação de pessoas e isolamento social, medida adotada para enfrentamento do Coronavírus, já atingem o equilíbrio financeiro das empresas e ameaça a sobrevivência de milhões de pequenos negócios no país.

Segundo a pesquisa “Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios”, feita pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional, 89% dos pequenos negócios brasileiros já registram queda no faturamento. O levantamento aponta também que 36% dos empreendedores afirmam que precisarão fechar o negócio permanentemente no prazo de um mês, caso as restrições adotadas até agora permaneçam por mais tempo.

O levantamento foi feito, entre os dias 20 e 23 de março, junto a um universo de 9.105 donos de pequenos negócios de todo o país. No Piauí, foram entrevistados 49 empresários, representando 0,5% do total da amostra.

Dos entrevistados no Estado, 86% responderam que já percebem a queda no faturamento, enquanto 6% registram aumento, 4% acusam manutenção, e outros 4% não sabem ou não quiseram responder. A queda, somente na última semana, foi de 74% contra apenas 10,5% de incremento nas receitas. A pesquisa revela também que 18% dos empreendimentos precisarão encerrar as atividades no período de um mês, caso não haja mudança em relação aos decretos que determinam a suspensão de atividades não essenciais.

“Os números fazem compreender a angústia dos empresários, já que o funcionamento dos negócios é o que garante o pagamento da energia, do aluguel, dos funcionários e de outras despesas, além da sustentabilidade do empreendimento. O momento é delicado, mas é preciso ter calma. São muitas as decisões a serem tomadas, e é importante não se deixar guiar pelo desespero. A nossa recomendação é buscar o máximo de informação. E nós do Sebrae estamos aqui para apoiá-los, disponibilizando serviços e soluções que podem ajudar esses empreendedores nesse momento de crise”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Ainda segundo Lacerda, é importante também ficar atento às medidas de governo. “São medidas que beneficiam diretamente os Microempreendedores Individuais e empresários de micro e pequenos negócios, como é o caso do diferimento de tributos, auxílios emergenciais e crédito para pagamento de funcionários”, acrescenta.

Essas medidas devem contribuir para mitigar os efeitos da redução de faturamento nos pequenos negócios do país. Segundo a pesquisa, 63% dos pequenos negócios já tiveram uma redução de faturamento de mais de 50%. No Piauí, o percentual de empreendimentos que sofreram esse mesmo índice de redução é um pouco maior, somando 67% dos entrevistados.

Com a expressiva queda nas vendas, 54% dos empreendedores brasileiros já preveem que precisarão solicitar empréstimos para manter o negócio em funcionamento sem gerar demissões. No Piauí, tem essa mesma previsão 57,1% dos empreendedores.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a pesquisa confirma a importância e a urgência de medidas de socorro aos pequenos negócios. “As pequenas empresas representam 99% de todos os empreendimentos do país e geram mais da metade dos empregos formais. A situação provocada pela pandemia exige soluções rápidas para os problemas enfrentados por esses empreendimentos. O Sebrae está, nesse momento, ao lado dos empresários, disponibilizando todo o apoio necessário, por meio das diferentes plataformas de atendimento on-line, em todos os Estados do país”, destaca.

CANAIS DE ATENDIMENTO ON-LINE

Central de Relacionamento Sebrae – 0800.570.0800
Disponível de segunda a sexta-feira, de 8h00 às 20h00

WhatsApp – (86) 9 9583-4586
Disponível de segunda a sexta-feira, de 8h00 às 18h00

“Fale com o Sebrae” – Portal Sebrae (www.sebrae.com.br)
Disponível de segunda a sexta-feira, de 8h00 às 12h00 e de 14h00 às 18h00

Consultoria on-line – Agendada via Central de Relacionamento ou pelo WhatsApp.
Disponível de segunda a sexta-feira, de 8h00 às 12h00 e de 14h00 às 18h00

Canal especial “Como Sua Empresa Pode Reagir ao Coronavírus” – Portal Sebrae (www.sebrae.com.br)

Fonte: Sebrae PI

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Compartilhe essa notícia: