Blog do Fábio

Mercado pet: benefícios da castração animal


A castração traz benefícios aos animais. E ainda deixa todos menos agressivos

A castração traz benefícios aos animais. E ainda deixa todos menos agressivos Foto: Divulgação

Há dois anos nesse mercado de cães e gatos muito tenho buscado pesquisar sobre a vida e comportamento dos cães e gatos. Justamente para entender e às vezes até oferecer dicas para alguns tutores – donos de pets que buscam nossas caminhas de pneus reciclados para pets.

Alguns dóceis e outros nem tanto, às vezes estraçalham uma caminha pet na primeira deitada. Deixando nós e seus tutores, literalmente, em péssimos lençóis. Às vezes a castração é um bom negócio.

Existem muitos mitos sobre a castração de animais de estimação. Uma das crenças mais comuns é que fêmeas devem ter ao menos uma ninhada antes de serem castradas, para que sejam saudáveis e felizes. Já no caso dos machos, crê-se que a castração torna o animal triste e frustrado, pois não conseguiria mais cruzar.

Todas as afirmações acima são falsas, tanto para cães quanto para gatos. Tenho lido e ouvido também as reportagens que mixam veterinários, mentores caninos e adestradores – ou educadores caninos.

Os cães não precisam cruzar ou ter filhotes antes de ser castrados para sentir-se satisfeitos ou completos. Em outras palavras, sua saúde física e mental não será comprometida se eles não tiverem contato sexual ou filhotes. Esses são valores humanos. A realidade é que os cães agem por instinto e estão mais sujeitos à frustração se não forem castrados.

Já imaginou quantas fêmeas entraram no cio, nos últimos anos, em seu prédio ou na sua rua? Esses possíveis “parceiros” são percebidos à distância pelos animais, mas não pelos humanos. Isso significa que o seu cachorro instintivamente vai querer cruzar, às vezes durante dias seguidos, sem nunca conseguir. Isso, sim, pode gerar frustração e representar um estresse constante na vida do seu cão ou gato.

A castração traz ainda uma série de benefícios para os nossos animais de estimação e para a sociedade. Por exemplo, tente se lembrar: existem muitos cães de rua onde você mora? Castrar o seu cachorro é um ato de responsabilidade, pois você está não apenas prevenindo possíveis doenças (veja abaixo), como também contribuindo para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esses filhotes frequentemente acabam abandonados ou em situação de maus-tratos.

Benefícios para o animal

Além do que destacamos acima, conheça 8 bons motivos para castrar seu cão ou gato:

Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.

As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.

Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão.

Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.

Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.

Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.

Se tiver alguma dúvida sobre a castração, recomendamos que fale com o seu médico veterinário. Ele poderá te aconselhar sobre o melhor período para realizar o procedimento e cuidar das necessidades específicas do seu cão ou gato.

CAMINHA PET COM PNEU RECICLADO

O cão rasgou todo o estofado da caminha e seus tutores chegaram à conclusão que ocorrendo a castração seria uma forma para que ele ficasse menos agressivo (veja o antes e depois da caminha pet)

CASTRAÇÃO ACALMA O ANIMAL

O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo)

Com apoio

www.worldanimalprotection.org.br

Instagram @caminhaspetscaesegatos

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: