
Será na próxima segunda-feira, dia 2 de janeiro de 2023, às 16h30min, a posse do senador eleito Wellington Dias no Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, um dos mais importantes para o futuro governo.
Os convites para a posse de Wellington já estão sendo enviados para autoridades e amigos do futuro ministro. A solenidade será no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios em Brasília.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou o nome de Wellington Dias (PT) como ministro de Desenvolvimento Social dia 22, em Brasília, durante a solenidade de apresentação do relatório final da equipe de transição de governo.
O ex-governador do Piauí chegou a ser cotado para o Ministério do Planejamento e do Desenvolvimento Regional. Durante a etapa de transição do governo, ele acompanhou a adequação do orçamento da União para 2023.
Quem é Wellington Dias
Bancário aposentado da Caixa Econômica Federal, José Wellington Barroso de Araújo Dias, tem 60 anos, é casado com a deputada federal Rejane Dias (PT-PI) e tem três filhos. Ele foi coordenador da campanha de Lula no Nordeste durante as eleições deste ano (2022).
O futuro ministro é atualmente a maior liderança política do Piauí. Começou sua trajetória no movimento sindical dos bancários no Piauí. Foi vereador de Teresina, deputado estadual, deputado federal e governador do Piauí por quatro mandatos: entre 2003 e 2010, e entre 2015 e 2022.
Em 31 março de 2022, Wellington Dias deixou o cargo de governador para disputar o Senado Federal e foi eleito, pela segunda vez, com 51,34% dos votos válidos. Em 2010, ele também foi eleito senador pelo estado.
Dias também mostrou liderança fora do Piauí. Entre outubro de 2020 e dezembro de 2021, assumiu a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).
Em dezembro de 2021, como coordenador do Fórum Nacional de Governadores, recebeu o prêmio Sérgio Arouca de Saúde por sua atuação no enfrentamento à pandemia de Covid-19, sobretudo na articulação para a compra de vacinas de forma independente do Governo Federal.
O futuro ministro Wellington Dias também já trabalhou em rádio e é escritor. Ocupa a Cadeira número 12 da Academia Piauiense de Letras (APL).
