Blog do Brandão

Blog do Brandão

Lula merece Nobel da Paz por lutar contra a fome e denunciar o genocídio em Gaza

A coragem de peital Netanyahu, de denuncia o genocídio dos pelestinos em Gaza e a luta contra a fome deixam Lula apto a receber o prêmio

Por Luiz Brandão

Sábado - 24/02/2024 às 12:01



Foto: Luta do presidente Lula na ONU deu resultado
Luta do presidente Lula na ONU deu resultado

A coragem do presidente Lula em condenar com veemência o genocídio praticado pelo governo de Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza o tornou um líder mundial ainda mais.

O presidente do Brasil é uma referência política internacional e é o primeiro chefe de Estado a peitar de frente Benjamin Netanyahu, o primeiro ministro de Israel, um político de extrema direita, acusado de comandar a matança de civis palestinos na Faixa de Gaza.

O governo  de Netanyahu comanda uma matança com a justificativa de que está se defendendo e lutando para acabar os terroristas do Hamas. Até agora o Exército de Israel matou mais de 30 mil pessoas na Faixa de Gaza, a maioria mulheres e crianças. E não se sabe quanto terroristas morreram.

O chefe do Executivo brasileiro chamou a atenção do mundo para essa tragédia que atinge os palestinos. Com essa e outras atitudes, como a luta constante pela erradicação da fome e da pobreza no mundo, Lula estaria ainda mais próximo de ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz. 

Reconhecido internacionalmente com um politico habilidoso e preocupado com as causas de interesse da humanidade, como preservação do meio ambiente e o combate a fome, o presidente Lula pode sim ser um forte concorrente ao Nobel da Paz pelo conjunto da sua obra. 

A luta de Lula por igualde, contras as injustiças, pela educação, contra a Ditadura Militar de 1964, pelas eleições diretas no Brasil e pela paz ocorre desde que era sindicalista no ABC paulista, na década de 1970. 

Não é primeira vez que nome de Lula aparece como apto a ser indicado ao Nobel da Paz. Em 2019 o nome dele teria sido inidicado depois o ativista e escultor argentino Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Nobel da Paz em 1980, iniciou uma campanha para que Lula fosse indicado ao prêmio. 

Segundo as normas do O Comitê Norueguês do Nobel, um dos ganhadores da honraria tem a prerrogativa de fazer uma indicação, como prevê o estatuto da organização. A escolha do agraciado e feito por um comitê de cinco pessoas eleitas pelo Parlamento norueguês.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: