Desaparecido da vida pública e da política piauiense desde que foi derrotado pelo hoje ministro Wellington Dias, nas eleições para governador do Piauí, em 2002, portanto há 22 anos, o ex-governador, ex-ministro e ex-senador Hugo Napoleão, reapareceu na politica mafrense: está sendo "cabo eleitoral" de um dos candidatos a presidente do Iate de Teresina.
O outrora todo-poderoso e participante das grandes decisões politicas do estado e da República, reapareceu na política piauiense em um vídeo que gravou em apoio ao coronel da reserva da Policia Militar, Fernando Miranda, candidato a comodoro (presidente) do Iate Clube de Teresina.
No vídeo de pouco mais de 3 minutos, Hugo Napoleão destaca as qualidades do militar, mas demonstrou não conhecer, de fato, o colega de chapa de Fernando Miranda, o médico Nildo de Oliveira. O ex-governador se limitou a falar no que leu sobre o médico no Escavador, plataforma agrega currículos e dados públicos sobre pessoas no Brasil.
Hugo Napoleão gosta muito do coronel Fernando Miranda, que foi chefe do gabine militar do então governador. Certa vez, quando ainda era capitão, o hoje coronel foi punido e recolhido ao Quartel do Comando Geral da PM. Hugo fez questão de visitá-lo e chorou ao se encontar com o amigo.
O vídeo gravado por Hugo Napoleão é a prova cabal da decadência política das velhas oligarquias políticas do Piauí. Não é muito comum um homem que já foi quase tudo, de deputado federal, governador, senador a ministro por três vezes, voltar à cena politica 22 anos se metendo numa eleição de clube social. Mas o vídeo mostra também que a direita está ativa em toda parte.
As eleições
As eleições no Iate vão acontecer em dezembro. Além de Fernando Miranda, deve concorrer à Presidência do Iate Ckube de Teresina o eterno comodoro Gilson Vasconcelos.
Veja o vídeo postado no Instagram de um dos sócios do Iate: