Blog do Brandão

Blog do Brandão

Governo Lula começa faxina no bolsonarismo; exonerado superintendente do Ibama no Piauí

Na semana passada, o Governo Lula fez uma verdadeira "faxina" e dispensou centenas de comissionados bolsonaristas em todos os ministérios

Por Luiz Brandão

Domingo - 15/01/2023 às 03:48



Foto: Redes sociais San Martin, a esposa Vanessa e o
San Martin, a esposa Vanessa e o "05" Ciro Nogueira

O Governo Lula começou a mandar pra casa os ocupantes de cargos federais nos estados nomeados na gestão de Jair Bolsonaro. Na semana passada foi realizada uma verdadeira faxina em todos os ministérios e em algumas autarquias. 

Nesta semana deve sair uma nova lista de exonerações na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e nas representações de órgãos federais nos estados. Só militares ocupando cargos de civis são cerca de 8 mil. Quase todos serão dispensados dos cargos que ocupam.

Na sexta-feira (13), de uma canetada só, o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa dos Santos, fez uma verdadeira limpeza no Ministério do Meio Ambiente, onde só ficaram servidores de carreira. O Ibama perdeu seus titulares em todos os estados.

Um dos que foram mandados pra casa na sexta-feira (13) foi o advogado San Martin Coqueiro Linhares. Ele foi exonerado do cargo de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, no Estado do Piauí.

San Martin Coqueiro Linhares estava no cargo de superintendente do Ibama no Piauí desde 16 de setembro de 2019. Ele foi indicado pela então deputada federal Margarete Coelho (PP). A portaria Número 567, de exoneração dele, foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (13.01.2023).

O Ibama foi um dos órgãos mais sucateados durante o Governo Bolsonaro. Teve muitas dificuldades, principalmente pela falta de servidores e de infraestrutura para a principal função, que é a fiscalização para preservação do meio ambiente.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: