O prazo de filiações partidárias terminou neste sábado (06) e os partidos aproveitaram para iniciar a pré-campanha dos seus futuros candidatos. Várias festas e atos políticos- partidários foram realizados em todo o estado. PT, MDB, PP, e PSD foram as legendas que mais movimentaram seus militantes, filiados e pré-candidatos.
A pedido do portal Piaui Hoje.Com, o deputado estadual João Madison (MDB) fez um balanço da situação politica dos partidos da base aliada do governo estadual. Segundo ele, as perspectivas são boas e há grande otimismo no MDB, PT e demais partidos aliados.
Madison disse que está muito otimista com relação à disputa eleitoral em Teresina. Ele explica que seu partido montou uma chapa muito boa e acredita que o MDB vai eleger de quatro a cinco vereadores na capital. "Quatro são certos, mas podemos chagar a cinco", diz o experiente deputado.
O parlamentar diz que a chapa do MDB foi fortalecida pelo médico Luis Coelho, ex-prefeito de Paulistana, que vai concorrer a uma vaga na Câmara de Teresina. "Ele foi prefeito três vezes e como mora em Teresina há muito tempo, vai ser candidato a vereador", disse.
Em Teresina e no estado
Em relação ao estado, João Madison calcula que o MDB vai eleger 60 prefeitos, "fora os vice-prefeitos e vereadores". Segundo ele, a coligação MDB, PSD e PT vai eleger uns 180 prefeitos. "A nossa chapa da base do governo está muito boa", disse, acrescentando que a coligação vai ganhar em grande cidades, mas também vai perder em outras.
Em relação a disputa na capital, João Madison diz que o pré-candidato do PT a prefeito, deputado Fábio Novo, trabalhou bem e conquistou muitas adesões importantes. Mas ele adverte que chegou o momento do governador Rafael Fonteles entrar firme no apoio ao petista. O vice de Fábio e o médico Paulo Márcio, do MDB.
"De agora em diante o governador tem de entrar firme. Temos de agradecer ao Fábio porque ele chegou a 30, 32% nas pesquisas. Então, agora, é a hora do governador montar a estrutura e entrar mesmo forte, usando o nome e a força dele mesmo e do presidente Lula para nós ganharmos essa eleição histórica", afirmou João Madison.