Em 2023, no ato em que lançou programas e metas para a educação no Piauí e premiou escolas públicas com as melhores práticas de ensino, o governador Rafael Fonteles disse que uma das prioridades do seu governo na área de educação seria reduzir a idade de alfabetização das crianças da escolas públicas do estado.
"Se nossos filhos conseguem se alfabetizar com 4 anos, os filhos dos outros também conseguem, basta ofercer as condições e nós vamos buscar essa meta", disse o governador em forma de desafio ao secretário estadual de Educação, Washington Bandeira e aos diretores e professores de escolas presentes à solidariedade.
Esses desafios prospostos pelo governador começa a dar resultados. Segundo pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas- IBGE, 99% das crianças e adolescentes com idade de 6 a 14 anos estão frequentando a escola no Piauí. O estado está acima da média nacional de escolarização nessa faixa etária, que é de 94,6%.
Na sexta-feira (29), Rafael Fonteles usou suas redes sociais para comemorar esses resultados. O governador destacou a redução do analfabetismo no Piauí entre jovens, adultos e idosos, em todas as faixas etárias.
"Investimentos que trazem resultados: mais de 99% das nossas crianças e adolescentes com idade de 6 a 14 anos estão frequentando a escola. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estamos acima da média nacional de escolarização nessa faixa etária, que é de 94,6%", escreveu Rafael no "X" ex-twitter.
De acordo com Rafael Fonteles, outro dado importante revelado na pesquisa do IBGE foi sobre a redução do analfabetismo no estado. O Piauí foi o estado do país que mais reduziu o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos, em todas as faixas etárias.
"A taxa de analfabetismo geral caiu de 14,8% para 13,3% de 2022 para 2023, e deixamos a última colocação. Nossa meta é ficar com a menor taxa de analfabetismo da região Nordeste até 2026", diz o chefe do Executivo estadual.
Ele ressalta que essas conquistas aconteceram após várias ações na educação, como o Programa Pacto pela Educação, Programa de Alfabetização na Idade Certa, Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, e a grande expansão das escolas de tempo integral com cursos técnicos e profissionalizantes.
O governador credita o mérito dessas conquitas a "Iniciativas conduzidas e executadas por profissionais competentes e comprometidos. Assim, avançaremos cada vez mais na meta de fazermos a melhor educação pública do país!", conclui Rafael Fonteles.