Pelo menos 20 mil pessoas de 15 povoados da zona rural Leste de Teresina estão sem energia elétrica há mais de 24 horas. O desligamento ocorreu na noite de quarta-feira (22), por volta das 18h, e até o início da noite desta quinta-feira (23), o problema não havia sido resolvido. A Equatorial Piauí, responsável pelo fornecimento de energia no estado, contabiliza 13 mil clientes afetados e atribui o apagão aos fortes ventos e chuvas recentes.
A situação se agravou com um segundo apagão na região de Cacimba Velha, registrado na mesma semana. Na terça-feira (21), a energia foi interrompida às 19h e só retornou às 9h da quarta-feira, totalizando cerca de 15 horas de desabastecimento. Técnicos da Equatorial informaram que um raio danificou o transformador responsável pela rede elétrica, mas, até as 15h desta quinta-feira, não haviam localizado o equipamento atingido.
A ausência de energia tem gerado enormes prejuízos aos comerciantes e pequenos produtores rurais, que relatam perdas de produtos armazenados em geladeiras e freezers. Além disso, cabos partidos permanecem energizados e pendurados, representando um risco à segurança dos moradores.
Em nota, a Equatorial orientou os consumidores a não se aproximarem de cabos ou árvores que tenham caído sobre a rede elétrica. A empresa reforçou a importância de isolar a área e entrar em contato imediatamente com o serviço de atendimento para relatar as ocorrências.
Reclamações e críticas
Os apagões consecutivos na zona rural Leste expuseram problemas na infraestrutura elétrica de Teresina e a falta de manutenção adequada na rede. Moradores denunciam a insuficiência de equipes técnicas e cobram maior fiscalização por parte dos órgãos reguladores federais. Até o momento, a Equatorial Piauí não foi penalizada pelas falhas recorrentes, enquanto os consumidores continuam enfrentando os prejuízos.
A falta de energia também foi registrada em prédios públicos do Centro da cidade, ampliando os transtornos causados pelos apagões. A redação do Piauí Hoje tentou contato com a empresa para obter mais informações sobre as ações em curso para solucionar a crise, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Os apagões registrados na zona Rural Leste de Teresina atingiram e prejudicaram moradores, comerciantes, pequenos produtores e prestadores de serviços dos seguintes povoados: Cacimba Velha, Fazenda Nova, Lagoa da Mata, Lagoa de Dentro, Amparo, São Raimundo, Árvores Verdes, Cajaíba, Bulena, São Vicente, Santa Cruz, Sossego, Soinho, Santa Teresa e Retiro Bom Sossego e Tapuia.