Blog do Brandão

Blog do Brandão

Advogada Fernanda Amaral assume cadeira na Academia Parnaibana de Letras

A professora, jurista e poetisa ocupa a cadeira 29, que pertencia ao advogado e jornalista Renato Bacellar

Por Luiz Brandão

Sábado - 23/03/2024 às 10:17



Foto: Redes sociais Fernanda Amaral com amigos e acadêmicos na Apal
Fernanda Amaral com amigos e acadêmicos na Apal

A advogada, jurista, professora e poetisa Maria Fernanda Brito do Amaral agora é imortal. Na terça-feira passada (19), ela tomou posse na Cadeira 29 da Academia Parnaibana de Letras (Apal), que foi ocupada pelo também advogado, jornalista e escritor Renato Araribóia de Britto Bacellar

A solenidade de posse foi bastante prestigiada por autoridades e pessoas do mundo acadêmico e jurídico. A posse ocorreu no Café Concerto Antônio José de Moraes Souza, no Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso – SESC CAIXEIRAL, em Parnaíba.

Também prestigiaram a solenidade muitos amigos e familiares da nova acadêmica. Fernanda Amaral conduzida ao chamado templo da imortalidade pelos acadêmicos Roberto Cajubá da Costa Britto, Maria do Amparo Coêlho dos Santos e Maria Dilma Ponte de Brito.

A mesa de honra foi composta por Renata Couto Bacellar, filha de Renato Bacellar, Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos, ex-presidente da Apal, Arlindo Ferreira Gomes Neto, superintendente de Cultura do Munícipio de Parnaíba.

O ato foi comando pelo atual presidente da Apal, José Luiz de Carvalho, e contou também com as presenças de Maria Dilma Ponte de Brito, Celso Barros Coelho Neto, presidente da OAB/PI, e do escritor Diego Mendes Sousa.

Os ritos solenes foram conduzidos pelo acadêmico Antonio Gallas Pimental e a oração de recepção foi proferida pelo acadêmico Diego Mendes Sousa.

Fernanda Amaral está dedicada atualmente à advocacia, ao magistério e ao mundo acadêmico. Ela já ocupou cargos públicos de destaque no Piauí. Foi, por exemplo, superintendente do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, no Piauí. 

Fonte: Apal

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: