Artigos & Opinião

Alimentação em tempos de pandemia


Arroz com lentilhas

Arroz com lentilhas Foto: Divulgação

A boa alimentação é também um exercício de cidadania. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias é um dos dez passos de uma alimentação saudável. Procure desenvolver e partilhar suas habilidades, principalmente com as crianças e jovens, sem distinção de gênero.

No dia 11 se março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de COVID-19, relacionada ao novo coronavírus (SARS-CoV-2). O que se sabe é que esse vírus é transmitido por gotículas e outras secreções que saem da boca e nariz de uma pessoa doente ou que esteja contaminada mesmo que não apresente sintomas (portador assintomático).

 O ato de comprar, preparar e consumir os alimentos trouxe muitas dúvidas para a população. É rotina nos locais de produção de refeição seguir o Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, um documento que descreve o trabalho e a forma correta de fazê-lo e cujo conteúdo contempla todas as necessidades para a segurança microbiológica e nutricional dos alimentos. No entanto precisamos esclarecer as mais frequentes dúvidas que tem surgido.

Em tempos de pandemia infinitas são as indagações da população sobre o COVID-19. No setor da nutrição e da gastronomia as perguntas mais frequentes são: A transmissão do vírus ocorre por alimentos? Qual o risco de contrair   o COVID-19 a partir das embalagens? Qual o risco da infecção ocorrer através da manipulação de alimentos?

            Não existem provas (evidências científicas) de que o vírus causador da COVID-19 seja transmitido por meio de consumo dos alimentos e que os alimentos constituem um risco para a saúde pública em relação a COVID-19.

O que se sabe é que a transmissão ocorre através das gotículas de saliva. Mesmo assim faz-se necessário usar de muita prudência e cuidado na hora de obter, de preparar e manipular os alimentos.

Alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra dos alimentos e seguir as recomendações de distanciamento entre as pessoas, não vá as compras se você é do grupo de risco ou apresente algum sintoma de doença respiratória.

- Não há informações de que as embalagens tenham sido veículo de transmissão da infecção.

- Até o presente momento não há evidências que comprovem que uma pessoa possa ser infectada por covid-19 através da manipulação de alimentos.

- Deve-se verificar as condições de saúde da pessoa que está preparando o alimento.

- Seguir as medidas de proteção: Higienização das mãos frequentemente através de água e sabão; Utilização de produtos sanitizante como o álcool em gel 70% e cobrir a boca com o antebraço quando for tossir ou espirrar.

O consumidor devo estar atento e não tocar nas embalagens que não pretende comprar, de modo a evitar contaminá-las com qualquer agente patogênico.

Em tempos de pandemia a regra é uma só: cuidar-se seguindo as regras de higiene e desfrutando de uma alimentação saudável, o que irá colaborar com a nossa melhor resposta imunológica, aumentando nossas defesas.

E adaptar-se ao momento. Mudar nossos hábitos através de estratégias corretas. Portanto planeje o uso do tempo desta quarentena para dar á alimentação o espaço que ela merece. Divida com os membros de sua família a responsabilidade por todas as atividades domésticas relacionadas ao preparo das refeições.  Faça da preparação de refeições e do ato de comer, momentos privilegiados de convivência e prazer.

Desta forma apresento pra vocês uma receita que tenho partilhado com amigos e até feito escambo, ou seja, o alimento como moeda de troca como antigamente. 

Rica em proteína, a lentilha deve ser consumida com frequência semanal para favorecer a diminuição da gordura corporal. E ela pode compor pratos simples e muitos saborosos. Assim vai uma receita de arroz com lentilhas para fortalecer nosso sistema imunológico nessa temporada de quarentena enquanto aguardamos ansiosos pelas vacinas com seus antígenos que previnem a doença.

ARROZ COM LENTILHAS

Ingredientes:

½ Xícara de lentilhas (100 g)

1 Xícara de arroz (150g)

2 Colheres de (sopa) óleo.

1 Cebola picada

1 Dente de alho picado

1Folha de louro

4 Xícaras de água

Sal a gosto

Cebolinha a gosto

150g de queijo coalho em cubos

Modo de preparo:

1-Lavar o arroz e a lentilha.

2-Em uma panela coloque água para cozinhar a lentilha. Não deixe cozinhar muito, pois ainda será cozida com o arroz.

3-Em outra panela coloque óleo, alho e cebola para refogar. Adicione o arroz e continue refogando. Agora junte a lentilha com o caldo do cozimento, a esse refogado. Coloque uma folha de louro.

4-Adicione água fervente e sal deixe cozinhar.

5-Finalize com o cheiro verde e cubinhos de queijo.

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.
Próxima notícia

Dê sua opinião: