Artigos & Opinião

2º Turno é uma segunda chance para Bolsonaro


Jair Bolsonaro sonha com o segundo turno

Jair Bolsonaro sonha com o segundo turno Foto: Fotomontagem Intersindical

Diante da gravidade da situação do país, não há dúvida que devemos respeitar, conversar e nos unir com todas e todos que lutam contra o pior governo da história brasileira, independente de qualquer diferença.

Quem é contra o atual presidente sabe que colocar fim a este governo é nosso principal objetivo. Então, é preciso perguntar: 

A QUEM INTERESSA UM 2° TURNO?

Devemos responder de forma honesta essa pergunta, sem meias verdades. E a resposta é: apenas um candidato será beneficiado caso aconteça um 2° turno nessas eleições, e o nome dele é BOLSONARO.

Não adianta se iludir com outras possibilidades, com todo respeito às outras candidaturas à presidência.

A candidatura de Ciro Gomes (PDT), a terceira colocada nas pesquisas, já está fora de um 2° turno, sem nenhuma chance de ultrapassar Bolsonaro. É preciso que se diga a verdade, o voto em Ciro não é mais para elegê-lo como presidente, é um voto para que se tenha 2° turno.

Mas quem ganha com isso? Bolsonaro, que terá mais 28 dias para abrir sua caixa de maldades e mentiras e fazer de tudo para se manter na presidência. Quem pode garantir que o atual presidente não irá atentar mais uma vez contra a verdade e a democracia? Quem duvida de uma nova “facada”, um novo ato golpista ou até mesmo mais um incentivo à violência contra quem pensa diferente dele? Ninguém; porque ele já provou ser capaz de tudo.

Estas eleições não estão ganhas e o segundo turno só serve para dar uma nova chance para Bolsonaro, para nada mais. 

Tudo que Bolsonaro quer e precisa é de um 2° Turno.

Mas, por que?

Por duas razões.

A primeira, ocorrendo o 2° turno, a extrema-direita se fortalece, demonstrará peso eleitoral e procurará manter o padrão de polarização e disputa que eles precisam para existir na vida política brasileira. Mesmo não vencendo as eleições, o fascismo se consolidaria como a segunda força eleitoral no Brasil, trazendo para o seu entorno, as demais frações políticas e sociais conservadoras.

A segunda razão, no 2° turno são apenas Lula e Bolsonaro, por não haver as demais candidaturas, Bolsonaro estará ainda mais motivado a questionar o resultado das urnas, usará a mentira já pronta, “o PT fraudou as eleições com o apoio do TSE”.

Ao difundir a ideia de fraude, criará o terreno e as condições para aprofundar o discurso golpista, a mobilização dos seus seguidores e o ataque às instituições de estado. Já vivemos situação parecida em 2014 e o resultado é a degradação política que observamos hoje. Um 2° turno não é outra coisa senão o fortalecimento da extrema-direita e aprofundamento da instabilidade política.

Faltam poucos votos para que Lula seja eleito no 1° Turno, esses votos não virão dos eleitores de Bolsonaro, as pesquisas já mostraram. Sendo assim, *os eleitores e eleitoras de Ciro e das demais candidaturas à presidência devem fazer aquilo que seus candidatos não tiveram a grandeza de fazer*. Devem retirar qualquer chance de Bolsonaro ir ao 2° turno, isso significa votar em Lula no dia 02 de outubro. 

As eleições deste ano não são sobre preferências e identidades; são sobre derrotar um genocida. Nossa melhor oportunidade para fazer isso é agora, no 1° turno votando em Lula.

Bolsonaro não pode ter uma 2° chance. Vamos todas e todos decidir no 1° Turno, concentrando votos em Lula,  para demonstrar que é na democracia que queremos construir unidades e debater nossas diferenças.

São Paulo, 12 de setembro de 2022

Secretaria Geral

Intersindical Central da Classe Trabalhadora

Acesse o link abaixo:
https://intersindicalcentral.com.br/2o-turno-e-uma-segunda-chance-para-bolsonaro/

Fonte: Intersindical

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.
Próxima notícia

Dê sua opinião: