Arquitetura e Design

Três soluções rápidas e práticas para mudar seu azulejo!

Blog mostra possibilidades de mudar aquela paredinha de azulejos velhos sem ter que passar pelo estresse da reforma empoeirada

Luiza Carvalho

Quarta - 08/05/2019 às 08:05



Foto: Reprodução Reforma de azulejo
Reforma de azulejo

Quem já não teve preguiça de mudar a cara da cozinha ou do banheiro por conta do quebra-quebra que atire a primeira pedra! Mas vamos dar um BASTA nesta situação!! O Arquitetura Descomplicada veio lhe mostrar as possibilidades de mudar aquela paredinha de azulejos velhos sem ter que passar pelo estresse da reforma empoeirada.

Reforma de azulejo

SOLUÇÃO 1 – PINTAR OS AZULEJOS

Reforma de azulejo

Sim, isso é poissível! Não, não custa os olhos da cara! O grande segredo aqui é escolher a tinta correta. Existem dois tipos de tintas mais adequadas para isso, são as tintas acrílicas e as tintas epóxi, essas ultimas, por sua vez, são mais caras, porém são mais resistentes. Aqui vai uma dica, exclusiva da Arquitetura Descomplicada, se você quer pintar áreas molhadas, como a área dos boxes de banheiros, ou a região da pia na sua cozinha, prefira as tintas indicadas para acabamento externo, isso significa que elas são mais resitentes à insolação e também à umidade. Lembre-se, e isso também vale para as paredes, as tintas de acabamento mais brilhoso tendem a manchar menos, já que possuem superfície menos absorventes que as tintas de acabamento fosco.

Reforma de azulejo

SOLUÇÃO 2 - ADESIVAR O REVESTIMENTO CERÂMICO

Reforma de azulejo

Essa solução você com certeza já viu em sites, nas redes sociais, e em lojas por aí, isso porque é uma das maneiras mais práticas e baratas para renovar a cara da sua parede de revestimento. Porém há algumas ressalvas a serem feitas, os adesivos são excelentes soluções para aquelas paredes cujas peças cerâmica possuem pouco espaçamento entre si, já que ao adesivar a superfície haverá pouca ou nenhuma ondulação. Quando os azulejos apresentam grande espaçamento entre si, disfarçar essa diferença na hora de adesivar é algo muito difícil, já que a superície colante vai aderir tanto na parte azulejada, como nos sulcos rejuntados, que pode causar ondulações no acabamento.

Reforma de azulejo

SOLUÇÃO 3 – AZULEJO SOBRE AZULEJO

Reforma de azulejo

Essa é uma solução bem prática, e que gera pouca ou nenhuma sujeira na sua obra (isso depende também do seu empreiteiro). Mas fica o questionamento… é confiável? A gente responde pra você! Sim, é confiável, mas é necessário tomar alguns cuidados antes de adotar essa técnica.

Antes de tudo você deve verificar a saúde da sua parede de revestimentos, é preciso verificar se não tem peças soltas ou estuffadas, se não há infiltrações, se não temo peças quebradas, se tudo estiver bem na base onde serão assentados os novos azulejos o risco de problemas futuros é reduzido drasticamente.

Atenção, essa solução só é indicada para pequenas reformas superficiais, pois a colocação de mais uma camada de revestimento aumenta a espessura do acabamento em até 2cm, isso significa que caixa de tomadas, pontos hidráulicos e outras instalações presentes na parede deverão ser adequados à nova espessura, portanto, se a área a ser reformada for de grandes dimensões a economia na hora da demolição do antigo revestimento será perdida, no reajustes dessas peças já citadas.

Reforma de azulejo

Fonte: Luiza Carvalho

Siga nas redes sociais
Luíza Carvalho

Luíza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista, formada pela Universidade Federal do Piauí e pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Compartilhe essa notícia: