DICAS

Três soluções rápidas e práticas para mudar seu azulejo!

Blog mostra possibilidades de mudar aquela paredinha de azulejos velhos sem ter que passar pelo estresse da reforma empoeirada


Reforma de azulejo

Reforma de azulejo Foto: Reprodução

Quem já não teve preguiça de mudar a cara da cozinha ou do banheiro por conta do quebra-quebra que atire a primeira pedra! Mas vamos dar um BASTA nesta situação!! O Arquitetura Descomplicada veio lhe mostrar as possibilidades de mudar aquela paredinha de azulejos velhos sem ter que passar pelo estresse da reforma empoeirada.

Reforma de azulejo

SOLUÇÃO 1 – PINTAR OS AZULEJOS

Reforma de azulejo

Sim, isso é poissível! Não, não custa os olhos da cara! O grande segredo aqui é escolher a tinta correta. Existem dois tipos de tintas mais adequadas para isso, são as tintas acrílicas e as tintas epóxi, essas ultimas, por sua vez, são mais caras, porém são mais resistentes. Aqui vai uma dica, exclusiva da Arquitetura Descomplicada, se você quer pintar áreas molhadas, como a área dos boxes de banheiros, ou a região da pia na sua cozinha, prefira as tintas indicadas para acabamento externo, isso significa que elas são mais resitentes à insolação e também à umidade. Lembre-se, e isso também vale para as paredes, as tintas de acabamento mais brilhoso tendem a manchar menos, já que possuem superfície menos absorventes que as tintas de acabamento fosco.

Reforma de azulejo

SOLUÇÃO 2 - ADESIVAR O REVESTIMENTO CERÂMICO

Reforma de azulejo

Essa solução você com certeza já viu em sites, nas redes sociais, e em lojas por aí, isso porque é uma das maneiras mais práticas e baratas para renovar a cara da sua parede de revestimento. Porém há algumas ressalvas a serem feitas, os adesivos são excelentes soluções para aquelas paredes cujas peças cerâmica possuem pouco espaçamento entre si, já que ao adesivar a superfície haverá pouca ou nenhuma ondulação. Quando os azulejos apresentam grande espaçamento entre si, disfarçar essa diferença na hora de adesivar é algo muito difícil, já que a superície colante vai aderir tanto na parte azulejada, como nos sulcos rejuntados, que pode causar ondulações no acabamento.

Reforma de azulejo

SOLUÇÃO 3 – AZULEJO SOBRE AZULEJO

Reforma de azulejo

Essa é uma solução bem prática, e que gera pouca ou nenhuma sujeira na sua obra (isso depende também do seu empreiteiro). Mas fica o questionamento… é confiável? A gente responde pra você! Sim, é confiável, mas é necessário tomar alguns cuidados antes de adotar essa técnica.

Antes de tudo você deve verificar a saúde da sua parede de revestimentos, é preciso verificar se não tem peças soltas ou estuffadas, se não há infiltrações, se não temo peças quebradas, se tudo estiver bem na base onde serão assentados os novos azulejos o risco de problemas futuros é reduzido drasticamente.

Atenção, essa solução só é indicada para pequenas reformas superficiais, pois a colocação de mais uma camada de revestimento aumenta a espessura do acabamento em até 2cm, isso significa que caixa de tomadas, pontos hidráulicos e outras instalações presentes na parede deverão ser adequados à nova espessura, portanto, se a área a ser reformada for de grandes dimensões a economia na hora da demolição do antigo revestimento será perdida, no reajustes dessas peças já citadas.

Reforma de azulejo

Fonte: Luiza Carvalho

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Luiza Carvalho

Luiza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista formada pela Universidade Federal do Piauí, pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete

Diante dos últimos acontecimentos, qual Poder está em mais descrédito?

ver resultado