CUIDADOS

Artigo: O que não fazer com as plantas de casa

Evite os principais erros de quem cultiva plantas em casa


Fuja dos três maiores erros do paisagismo de interiores

Fuja dos três maiores erros do paisagismo de interiores Foto: reprodução

Casa sempre verdinha

Plantas são excelentes reguladores de umidade e purificadores naturais do ar, retém a poluição em suspensão, além de trazerem benefícios físicos e psicológicos ao ser humano. Quem é que não quer uma maravilha dessa em casa? Mas se você não consegue manter suas plantas, de dentro de casa, vivas, esse artigo é pra você! Aqui a gente vai descomplicar o paisagismo de interiores! Se liga!

O que posso estar fazendo de errado?

Grande parte das pessoas não sabem o por quê de suas plantas não sobreviverem dentro de casa. Existem três motivos que podem justificar a maioria dos óbitos vegetais.

Motivo 1: Espécie inadequada

Se você erra na escolha da espécie da planta, você dificilmente vá conseguir fazer com que ela sobreviva. O principal aspecto a ser observado aqui é a necessidade de exposição solar exigida pela vegetação. Plantas que precisam de muita iluminação não conseguem sobreviver, ou caso resistam, ficam com aspecto murcho e sem vida, dentro de casa. Escolha as espécies que pedem meia iluminação e prefira sempre as que são classificadas como plantas de sombra. Mas fique atento! Plantas de sombra também precisam de luminosidade, elas são classificadas assim por não gostar muito de incidência solar direta, mas é sempre bom deixá-las em locais iluminados para que elas cresçam saudáveis.

Algumas espécies indicadas são: Espada de São Jorge, Palmeira Areca, Jibóia, Samambaias, Filodendro, Tilandisia e Wanda.

Motivo 2: Mau posicionamento do vaso

Sim, o lugar onde você coloca a sua planta influencia muito no desenvolvimento dela! As plantas não necessariamente precisam ficar bem embaixo da janela, mas precisam receber iluminação. Alguns profissionais de paisagismo de interiores medem os lux dos ambientes em diferentes posições antes de determinar a localização do vaso de plantas, isso porque cada espécie pede uma quantidade de luz diferente. Você deve perguntar ao seu florista sobre a necessidade de iluminação antes de comprar a sua planta.

As janelas definitivamente são as melhores amigas da sua vegetação de interiores, porém colocar as plantas ao lado da janela não é muito efetivo, já que são áreas muito sombreadas, isso devido ao fato da janela projetar a entrada de luz principalmente para frente, então busque sempre posicionar os vasos embaixo ou em frente às aberturas, e sempre próximos. Se sua planta for pequena você pode colocá-la naquela mesinha de centro da sala que pega uma boa iluminação da janela, ou pode colocar aquela sua planta arbustiva bem atrás do sofá onde bate o sol da manhã.

Motivo 3: Rega excessiva

As plantas gostam de água, porém as que sofrem privação de iluminação não podem ter a mesma quantidade de rega quanto as plantas que tem grande oferta de luz. A regra aqui é simples, quanto mais luz, mais água, quanto menos luz, menos água. Só regue sua planta de interiores se o vaso estiver seco, enquanto a terra estiver úmida não precisa molhar mais. A falta de luz faz com que a planta faça fotossíntese de forma mais lenta, o seja, ela precisa de menos nutrientes no dia-a-dia. A rega exagerada causa o apodrecimento das raízes, esse problema é mais comum do que parece, e é fatal, uma vez que a raiz foi danificada não há como a planta se recuperar novamente.

Fonte: Luiza Carvalho

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Luiza Carvalho

Luiza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista, formada pela Universidade Federal do Piauí e pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete

Diante dos últimos acontecimentos, qual Poder está em mais descrédito?

ver resultado