Arquitetura e Design

Fuja dos 5 erros mais comuns na decoração

Quarta - 20/06/2018 às 16:06



Foto: https://www.bemcolar.com/papel-de-parede-chevron-grande-amarelo.html Como fugir dos erros mais comuns
Como fugir dos erros mais comuns

Todo mundo quer ter uma casa com decoração impecável, móveis confortáveis, objetos e quadros dignos de revista, o Arquitetura Descomplicada vai te ajudar nessa missão te ensinando a fugir dos 5 erros mais comuns na hora de decorar sua casa.

ERRO 1

Guarde a tinta e o pincel, vá escolher os tecidos primeiro! Esse é o erro mais cometido pelas pessoas na hora da montagem do seu ambiente, em vez de irem às lojas e escolherem seus tapetes, sofás e cortinas elas preferem pintar as paredes e depois partir para a escolha dos tecidos. Mas por que não devemos pintar primeiro? A gente descomplica! A explicação é bem simples, é mais fácil, e gera menos dor de cabeça, achar um tecido com uma estampa que amamos e depois escolher uma tinta que combine com ela. O processo inverso pode ser doloroso, imagina se apaixonar por um tapete macio e bem colorido, mas que não tem nada a ver com a cor da sua parede? Nessa situação só existem duas saídas: repintar sua parede, gerando mais gastos e bagunça, ou deixar sua amada peça para trás e continuar a empreitada em busca do tapete perfeito.

erros comunserros comunserros comuns

ERRO 2

Não usar cores. Muitas pessoas acreditam que o básico e o design atemporal está na negligência das cores. Isso é um erro que torna o seu ambiente sem graça e sem profundidade. A regra vale também se você é daqueles que compõe o ambiente com uma cor só. O uso de uma paleta de cores coerente é o que torna o seu ambiente interessante aos olhos, evita também que ele fique enjoativo. Você pode até achar bonito aquela sala toda branca, mas no seu dia a dia ela será a primeira coisa que você vai odiar. O nosso cérebro necessita de estímulo visual, então ter isso em mente na hora de decorar sua casa é essencial!

erros comunserros comunserros comuns

ERRO 3

Comprar móveis sem medir seu espaço. É mais comum do que parece, ter noção da medida de um mobiliário antes de comprá-lo é essencial, mas não devemos levar em conta somente o tamanho do cômodo, precisamos ter em mente que devemos ter espaço suficiente para circulação. Seu quarto de casal pode até comportar uma cama King Size, mas se isso significa que você não vai ter espaços laterais para se locomover não compre. Ambientes pequenos pedem móveis menores e mais funcionais, isso não significa abrir mão do conforto, hoje em dia a indústria de mobiliário está atenta ao mercado imobiliário que a cada dia produz espaços mais compactos, basta ter um olho clínico na hora de comprar.

erros comunserros comuns

ERRO 4

Expor fotos suas ou da sua família na área social da casa. Fotografias pessoais pertencem à área íntima da casa. Essa dica além de trazer elegância para a sua decoração também é uma medida de segurança. Fotos são capazes de revelar detalhes das nossas vidas, elas mostram quem você é, quem é a sua família, mostram o que você gosta de fazer, lugares que você frequenta, etc. Então não é interessante ter esse tipo de informação exposta em um cômodo que qualquer pessoa que entre na sua casa possa ter acesso.

erros comunserros comuns

ERRO 5

Não pedir ajuda de um profissional. Essa serve principalmente para os que ainda estão começando a se aventurar no mudo da decoração. Não tem dinheiro pra pagar um projeto completo? Não tem problema, muitos arquitetos e designers de interiores fazem consultoria, ou seja, você o contrata para tirar algumas dúvidas e para lhe auxiliar na escolha de certos itens. Um profissional estuda para elaborar espaços otimizando suas qualidades e minimizando seus defeitos, você não deveria abrir mão da chance de ter sua casa dos sonhos, né? Então não tenha medo de pedir ajuda pra quem entende do assunto!!

erros comuns
erros comuns
Siga nas redes sociais
Luíza Carvalho

Luíza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista, formada pela Universidade Federal do Piauí e pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Compartilhe essa notícia: