Arquitetura e Design

Casa à prova de cachorros

Quinta - 03/05/2018 às 02:05



Foto: Reprodução Casa em hamornia com seu pet
Casa em hamornia com seu pet

Os cachorros recebem o de título de melhor amigo do homem, mas infelizmente não se pode dizer o mesmo dos móveis da sua casa. Esses pets são conhecidos por morder, sujar e lamber tudo o que veem pela frente, e para que a animação do seu cãozinho não seja sinônimo de destruição pela casa separamos algumas dicas. Confira:

Casa em hamornia com seu pet

MÓVEIS

Os móveis costumam ser os primeiros alvos das brincadeiras dos cães, especialmente os sofás e as cadeiras. Para evitar que o estofado rasgue, durante os momentos de euforia do seu pet, basta escolher o tipo correto de revestimento. Nesses casos, vale a pena investir em tecidos mais resistentes como o chenille, o jacquard, o suede ou couro. Ainda ficou na dúvida sobre qual escolher? A gente descomplica: na hora de comprar os tecidos prefira os de trama mais fechada, e evite aqueles que são mais finos e delicados.

sofásofá

Caso as suas peças estofadas não sejam revestidas com um tecido adequado você pode optar por colocar uma capa removível, cuja principal vantagem é a possibilidade de ser retirada, com frequência, para lavar e ajudam a não danificar o estofado original.

Prefira móveis sem pernas aparentes, isso por que os cachorros amam mastigar as suas hastes de apoio. Porém, se você não quer abrir mão da estética mais leve, que os mobiliários com pernas aparentes trazem, invista em materiais mais resistentes como o ferro, e evite o uso da madeira, pois por ser mais mole é facilmente danificada pelos dentes do seu canino.

sofá
sofá

sofá

PAREDES

Diga adeus às marca de patas nas suas paredes! A escolha correta da tinta é capaz de livrar os donos de uma baita dor de cabeça. Existem tintas acrílicas super laváveis que são ideais para os cômodos onde os cães tem acesso, isso significa que toda vez que o seu cachorro sujar sua parede é possível limpá-la sem a cor desbotar ou ficar manchada. Outra opção é optar pelas tintas com acabamento de semibrilho ou acetinado que também são melhores de limpar.

tinta

Além disso, existe uma dica valiosa: fugir das paredes brancas. Então, aproveite a desculpa de ter um cãozinho em casa para dar uma repaginada nos ambientes com um banho de cor.

tinta

ACESSÓRIOS

Os objetos de decoração da casa se tornam verdadeiros brinquedos na imaginação dos cães. A regra geral é: manter os acessórios fora do alcance do seu pet. Para isso é importante levar em conta o porte do seu animal, verifique se o seu cãozinho tem altura suficiente para alcançar objetos em cima de mesas altas, por exemplo, nesse caso é preferível deixar à mostra objetos sem valor sentimental e material, ou preferir os mais resistentes à quedas e mordidas.

Os tapetes também são um dos preferidos pelos cachorros, o ideal é não ter nenhum tipo de tapete nos cômodos por onde seu cachorro passa. Mas se você faz questão de ter essa peça opte pelas feitas de cordas ou sisal, elas são mais fáceis de limar e custam menos, sendo um prejuízo menor se for necessário jogar fora.

tapetetapetetapete

PISOS

Por fim, vamos falar sobre as melhores opções de pisos para você e seu pet. No topo da lista de pisos ideais para cães vem os cerâmicos e os ladrilhos hidráulicos, eles tem alta durabilidade, são fáceis de limpar, são mais resistentes à arranhões, à manchas e à umidade, e ficam frescos na época do calor, evite os que são muito lisos como os porcelanatos, já que pisos escorregadios podem causar uma doença articular frequentemente encontrada em animais que derrapam repetidamente ao longo da vida.

pisopisopiso

O piso de madeira pode ser usado, contanto que sejam de madeira sólida e com o acabamento de poliuretano de alta qualidade, isso para evitar o desgaste da superfície. Essa é uma opção de piso bonito, relativamente de fácil limpeza, e menos escorregadia que alguns tipos de cerâmica. O piso de madeira deve ser evitado se o seu cãozinho gosta de fazer xixi em qualquer lugar, pois nele não resiste bem à água, nesse caso opte pelos pisos vinílicos, são mais baratos e hoje em dia é possível achar o produto com aspecto e textura rústica de madeira.

pisopiso

Depois dessas dicas você pode ter uma casa bem arrumada e à prova de cachorros. Gostou dessa matéria? Comenta aí em baixo!

Siga nas redes sociais
Luíza Carvalho

Luíza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista, formada pela Universidade Federal do Piauí e pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Compartilhe essa notícia: