Saúde

Surdez seletiva faz pessoas pararem de escutar vozes masculinas

Condição pode ser causada por diversos fatores, como estresse, poucas horas de sono e efeitos colaterais de anestesia

Quinta - 31/01/2019 às 12:01



Foto: Reprodução / Internet Surdez
Surdez

A perda auditiva de inclinação invertida ou deficiência auditiva de baixa frequência é uma doença rara que torna os portadores incapazes de ouvir sons de baixa frequência, o que na prática torna-as impossibilitadas de ouvir zumbidos de geladeiras, micro-ondas, trovões e... vozes masculinas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 5% da população mundial, o que representa 466 milhões de pessoas, com problemas auditivos incapacitantes; dessas, 3 mil possuem a doença somente nos Estados Unidos e no Canadá.

O caso ganhou notoriedade após uma chinesa, identificada apenas pelo nome de Chen, procurar um hospital por não conseguir ouvir a voz do namorado. A otorrinolaringologista Lin Xiaoqinga a diagnosticou com perda auditiva de inclinação invertida ao comprovar que ela ouvia sua voz, mas não as de homens - pacientes ou funcionários do hospital.

No caso de Chen, o que desencadeou a doença foi um conjunto de fatores ligados ao estresse, longas horas de trabalho e poucas horas de sono. Com descanso, sua capacidade auditiva deveria melhorar, disse a especialista a meios de comunicação locais, segundo a BBC.

Essa perda também pode ser causada por mudança de pressão no líquido interno do ouvido, ou abertura anormal na região, como efeitos de anestesia, por exemplo.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: