Saúde

CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

Sesapi lança cotação para aquisição de materiais de cirurgias ortopédicas

Foram lançados 20 produtos para serem cotados pelos fornecedores credenciados, com um prazo de 50 horas.

da Redação

Quinta - 18/07/2024 às 10:23



Foto: Governo do Piauí/Divulgação Sesapi cotação
Sesapi cotação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou, na tarde desta quarta-feira (17), a cotação para a aquisição de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), visando acelerar a fila das cirurgias ortopédicas no estado. O processo utilizará o CredSUS, sistema de contratação por credenciamento.

Foram lançados 20 produtos para serem cotados pelos fornecedores credenciados, com um prazo de 50 horas. O processo iniciou às 16h desta quarta-feira (17) e se estenderá até às 18h da próxima sexta-feira (19). As empresas contratadas, após receberem as ordens de fornecimento, terão dois dias para entregar as OPME.

O secretário Estadual de Saúde, Antonio Luiz, destacou a inovação trazida pelo CredSUS, ressaltando a importância dos credenciados acessarem o sistema, apresentarem suas cotações e aguardarem os resultados. Durante o evento, foi anunciado o lançamento de uma nova cotação nesta quinta-feira (18) para o aluguel de materiais utilizados em cirurgias ortopédicas, com o objetivo de acelerar os procedimentos.

Neste credenciamento, além da maioria dos materiais serem código sigtap com a tabela SUS, também iremos cotar produtos que não estão na tabela SUS. O preço foi pesquisado e estipulado para que as empresas aceitem e possam oferecer. Dessa maneira, não teremos mais problemas no fornecimento de insumos ortopédicos para as cirurgias acontecerem, possibilitando acelerar o atendimento das filas de cirurgias ortopédicas, explicou.

Foto: Governo do Piauí/Divulgação

Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade, destacou a importância da inovação do CredSus: “É um sistema inovador. Uma das dificuldades na realização do plano de cirurgias eletivas é contemplar os pacientes ortopédicos, que são cirurgias de grande porte e complexas, exigindo um aparato de OPME e equipamentos específicos. Esta modalidade de aquisição permite adquirir órteses e próteses previstas no SUS, além de outras que não estão na tabela sigtap. Esta é mais uma oportunidade que a Sesapi está oferecendo para que esses usuários possam realizar as cirurgias, inclusive as não previstas no SUS”, disse.

Jônatas Melo, superintendente de Gestão Administrativa, comentou que o CredSSU é um sistema transparente, validado e acompanhado pelos órgãos de controle. “O sistema já vem mostrando grande eficácia na aquisição de materiais, medicamentos hospitalares e dietas. Agora, estamos evoluindo para este módulo de OPME, que é um grande gargalo no serviço público. Isso irá oferecer agilidade para que as empresas tenham segurança na contratação e possam fornecer cada vez mais rápido esses materiais essenciais para as cirurgias”, conclui.

O novo sistema promete agilizar o atendimento e reduzir a fila das cirurgias ortopédicas no Piauí, garantindo maior eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: