COVID-19

Governador decreta a busca ativa de suspeitos de Covid-19 nos 15 maiores municípios do PI

Por determinação do governador Wellington Dias, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto firmou parceria com a Associação Piauiense de Municípios […]


Coronavirus

Coronavirus Foto: Tatiana Fortes / Governo do Ceará

Por determinação do governador Wellington Dias, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto firmou parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) para instaurar em 15 municípios do Piauí o Programa Busca Ativa. O objetivo é identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Estado. As equipes do Projeto Saúde da Família vão fazer o monitoramento da Covid-19.

Pela cooperação técnica, o rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus prevê a aplicação de testes para a Covid-19 a fim de identificar os pacientes positivados que serão cadastrados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19. A partir daí, as equipes de saúde do Programa Busca Ativa vão fazer um acompanhamento destes pacientes contaminados.

De acordo com o presidente da APPM, Jonas Moura, o objetivo é cercar o vírus pra tentar diminuir a velocidade de contágio nessas cidades que vão contar com o Programa Busca Ativa. “É um trabalho importante pra que tenhamos dados reais sobre os casos da doença no Piauí e, a partir daí, possamos combatê-la”, afirma.

Segundo Florentino Neto, além das barreiras sanitárias e do Monitora Covid, o programa Busca Ativa vai ser uma arma a mais no combate à doença no Piauí. “ O objetivo do programa é colocar à disposição dos municípios EPIs, testes rápidos e alguns equipamentos básicos para que, em visitas domiciliares aos moradores, as equipes de saúde possam fazer a testagem das pessoas sintomáticas e daqueles com quem ele teve contato. Só assim, vamos poder trabalhar fortemente na prevenção e na contenção do nível de disseminação do novo coronavírus no Piauí”, enfatiza.

Fonte: CCOM

Próxima notícia

Dê sua opinião: