Saúde

SAÚDE

Por que tomar a vacina da gripe?

Com a chegada do inverno, a incidência de gripes e resfriados aumenta, sendo fundamental contar com a vacinação para se proteger

Da redação

Terça - 12/07/2022 às 07:08



Foto: Divulgação Vacina
Vacina

Com a chegada do inverno e dos dias frios aumenta a incidência de gripes e resfriados e, não por acaso, é nessa época que a rede pública de saúde promove campanhas para estimular a população a tomar a vacina da gripe a fim de aumentar sua imunidade contra a doença.

Porém, com tanta desinformação e movimentos anti-ciência, há uma parcela de pessoas que temem tomar as vacinas, uma situação que acarreta o adoecimento de milhares de pessoas, custos para os hospitais e um grande retrocesso, pois as vacinas vêm há anos salvando vidas.

 A vacina é anual

A vacina contra a gripe é produzida com a versão inativa do vírus e, por isso, não coloca em risco a saúde das pessoas. Porém, sua taxa de proteção cai com o passar do tempo e depois de 6 ou 8 meses de ter recebido a vacina, o organismo volta a ficar desprotegido.

Por isso, a vacina deve ser tomada anualmente para que o sistema imunológico se mantenha sempre forte. Ademais, como as cepas do vírus sofrem mutações, as vacinas são atualizadas ano a ano para combater mesmo as variantes mais recentes do vírus da gripe.

Atualmente, a rede de saúde pública oferece a vacina trivalente, que combate outros dois tipos de vírus da gripe além do H1N1, como a variante H3N2. A rede privada, por sua vez, oferece a vacina quadrivalente, que protege contra o H1N1 e mais 3 tipos de gripe.

Mitos e verdades sobre a vacina

Para pôr fim às dúvidas mais frequentes no que tange à vacinação da população, vamos responder às dúvidas mais frequentes relacionadas à vacina da gripe. 

  1. Riscos à saúde

O maior risco é ficar sem se vacinar, pois o organismo ficará desprotegido e terá que lutar sozinho contra o vírus. Já a vacina é feita com o vírus inativo, isto é, morto, não trazendo nenhum risco para os pacientes que recebem a dose;

  1. Crianças podem tomar a vacina da gripe 

A vacina pode ser dada em crianças a partir dos seis meses de vida. Além disso, ela é ainda mais recomendada quando os pequenos apresentam doenças respiratórias, como bronquite e asma. Crianças de até 9 anos que receberem a primeira dose, devem tomar uma dose de reforço após 30 dias, como orientam os médicos;

  1. Reações à vacina

A vacina não provoca reações graves. Os relatos mais frequentes são de inchaços, hematomas e dor leve no local da aplicação. Assim sendo, a vacina da gripe só deve ser evitada por pessoas que possuem alergia grave aos seus componentes.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: