Saúde

DIA DO CORAÇÃO

Ponte Estaiada de Teresina "Vermelhou" para lembrar os cuidados com o coração

O 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. Segundo a OMS, as doenças cardiovasculares são as que mais causam mortes no mundo

Por Luiz Brandão

Domingo - 29/09/2024 às 21:43



Foto: Luiz Brandão Ponte Estaiada é o maior cartão posta de Teresina na atualidade
Ponte Estaiada é o maior cartão posta de Teresina na atualidade

A uma semana das eleições municipais, a Ponte Estaiada Meste Isidoro França "vermelhou" na noite deste domingo (29) Mas o destaque luminoso do maior cartão postal de Teresina na atualidade nada tem a ver com o pleito do próximo domingo, dia 6 de outubro. O vermelho foi para lembrar o Dia Mundial do Coração, 29 de setembro.

O Setembro Vermelho é uma campanha global proposta pela Organização Mundial da Saúde e promovida todo ano, no final de setembro, em todo o planeta, para lembrar a necessidade de prevenção das doenças cardíacas.

Por causa disso, a Ponte Estaiada Meste Isidoro França ficou vermelha neste domingo. A ideia é mesmo chamar atenção para a prevenção das doenças do coração, porque elas são a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada 90 segundos uma pessoa morre por problemas cardiovasculares no Brasil. São quase 400 mil mortes por ano no pais por doenças cardiovasculares. 

Além do elevado número de mortes, os impactos das doenças cardiovasculares são enormes, porque podem deixar sequelas e provocar problemas para toda a família. É preciso que o Brasil tenha políticas públicas para que consiga tratar as pessoas que precisarão de cuidados do sistema público de saúde.

De acordo com estudiosos do assunto, quanto maior os cuidados e mais precoce o tratamento, maior a efetividade do tratamento das doenças cardiovasculares e também é menor o custo. Para isso, é necessário garantir o acesso da população à consulta com o cardiologista e também aos exames complementares, porque não adianta consultar e não dar sequência com os exames necessários.

Hábitos saudáveis - O Setembro Vermelho é uma campanha que, além de conscientizar para a importância de cuidar do coração e prevenir doenças cardiovasculares, tem o objetivo de divulgar a importância de adotar hábitos saudáveis e fazer check-ups cardiológicos periodicamente.

Dicas

Algumas dicas para manter a saúde cardíaca em dia são: evitar alimentos ultraprocessados e optar por frutas, verduras, legumes, carnes magras, óleos naturais e sementes; controlar o estresse; e evitar o fumo.

Especialistas afirmaram que é importante chamar atenção para o problema porque as políticas de controle de doenças crônicas têm metas que costumam tratar da  obesidade, tabagismo, uso de álcool, ressaltando a importância da atividade física e da alimentação saudável.

Porém, o principal risco para doença arteroscerlótica é a alta taxa de colesterol, detectada em exame de sangue. Para quem já tem doenças cardiovasculares ou tem presença de fatores de risco como hipertensão ou diabetes, é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce.

Nesse mês também ocorre a campanha Setembro Amarelo, que lembra a prevenção e tratamento de doenças mentais.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: