Saúde

Piauí vai contar com núcleo para o tratamento de pessoas em sofrimento psíquico

A intenção é oferecer o serviços de vários profissionais para ajudar pessoas que passam pela doença

Da Redação

Terça - 10/05/2022 às 18:31



Foto: Núcleo vai dar assistência de vários profissionais
Núcleo vai dar assistência de vários profissionais

O Piauí vai receber um núcleo especializado para pessoas em sofrimento psíquico, que será o Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio, localizado no Ambulatório Dirceu Mendes Arcoverde (Ambulatório Azul) do HGV.

Nes quarta-feira (11), o Secretário de Saúde, Neris Júnior irá fazer uma visitar as instalações que ainda estão sendo montadas. A ideia é oferecer um tratamento mais profissional para os pacientes, com a oferta de diversos profissionais. O Núcleo Estadual de Prevenção ao Suicídio vai fazer o acolhimento do público-alvo através de triagem de demandas espontâneas ou reguladas, com atendimento multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras, assistente social e terapeuta ocupacional.

“Será possível ter um serviço de referência estadual para o atendimento de pessoas que vivenciam sofrimento psíquico associado a comportamento suicida. A equipe multidisciplinar qualificada vai fazer toda a diferença para reduzir os casos de violência autoprovocada da população piauiense, diminuindo as taxas de mortalidade por suicídio” destaca o secretário.

Psicólogos destacam a importância da iniciativa

Muitos profissionais que trabalham diretamente com o assunto, destacaram a importância da iniciativa de se manter um serviço centralizado e qualificado, para atender essa demanda de saúde mental.

A psicóloga Layone Holanda que já trabalha com a temática, diz que é muito necessária a iniciativa. "Eu vejo como muito necessário, pois a pessoa vai está com vários profissionais de qualidade, então você ter profissionais capacitados, habilitados para direcionar o cuidado para essas pessoas que sofrem de maneira potencializada e pode articular isso, vai trazer muitos benefícios para a população, que vai ter mais um serviço de referência", disse.

Ela também fala que o cuidado deve ir além dos consultórios. "Vale ressaltar para outras questões, é bom olhar para todas as áreas desse sujeito. A minha fala é de esperança para que esse trabalho agregue e venha prevenir os adoecimentos", pontua.

Segundo dados do  Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.895, com variação de apenas 0,4% em relação a 2019, quando foram registrados 12.745 casos. 

Os estados que apresentaram maior número, repetindo o ano anterior, foram São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre, nessa ordem. A tendência no país é de alta: em 2012, foram 6.905 casos.

Teresina inicia vacinação da 4ª dose contra Covid para população em geral nesta segunda

Estudo identifica substância que pode conter avanço de Parkinson

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: