O programa Linha de Cuidado ao Trauma, implantado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) em outubro de 2023, apresentou uma redução de 60% no número de pacientes na fila de regulação de atendimentos no Piauí.
De acordo com a Sesapi, anteriormente os pacientes aguardavam cerca de 30 dias na fila para serem transferidos e realizar o tratamento em Teresina, com a implantação do programa, que iniciou atendimentos e cirurgias ortopédicas nos municípios de São Raimundo Nonato, Barras, Campo Maior e Parnaíba, a espera diminuiu. Outros locais que também foram iniciadas cirurgias de fraturas de fêmur, são os hospitais de Picos, Piripiri e Oeiras.
Segundo a secretaria, em 2024, 1.555 pacientes foram operados dentro do programa, o que representa um aumento de 34% de procedimentos em comparação ao mesmo período de 2023. Outro ponto apresentado pela Sesapi, é a redução do tempo para que o paciente seja operado, que caiu de 20 a 30 dias, para 5 e 7 dias.
O coordenador do programa, Samuel Martins, informou que a a expansão dos procedimentos para outras regiões esta sendo planejado, para aumentar a rapidez e eficácia nos procedimentos cirúrgicos.
“Já estamos planejado para que o programa possa ser expandido para outras regiões do estado. Isso significa que os pacientes estão conseguindo atendimento nos hospitais de referência de seus próprios territórios de saúde, reduzindo o tempo de espera e a necessidade de regulação para procedimentos em Teresina”, disse.
Conforme a Sesapi, o programa Linha de Cuidado ao Trauma tem como objetivo reduzir a morbimortalidade causada por traumas causados por acidentes, e além de implementar o tratamento em diferentes regiões do estado, busca conscientizar a população.
Fonte: Governo do Piauí